sexta-feira, 16 de julho de 2010

O pão nosso de cada dia

    "A história do pão é tão antiga que é até difícil dizer, com precisão, quando e como ele apareceu. Historiadores, no entanto, estimam que o pão tenha surgido há cerca de 12 mil anos, juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está o Iraque." (Maria Ramos)

Quer saber mais? Acesse:
Invivo - Fiocruz

O Abecê da Escrita

    "A, B, C, D, E , F, G .... aprender a ler e a escrever para você foi fácil, não? E para a humanidade, como foi? Saiba como foi a aventura do desenvolvimento da escrita, conheça os diferentes alfabetos e sistemas existentes."  (Elisa Batalha)

    Para conhecer a história da invenção da escrita, acesse o link:invivo - FIOCRUZ





    
 Brinque de escrever seu nome com hieróglifos!   

   Você ainda poderá aprender a escrever o seu nome utilizando hieróglifos, na sua versão fonética. É só clicar aqui.
    .
    Veja como fica o meu:





quarta-feira, 7 de julho de 2010

Comemoração do solstício de verão em Stonehenge - 21/06/2010

    "Cerca de 20 mil pessoas foram a Stonehenge, na Inglaterra, para marcar, nesta segunda-feira, o solstício de verão, o dia mais longo do ano.
    "Diferentemente de anos anteriores, o sol, desta vez, conseguiu dar o ar de sua graça, arrancando aplausos das pessoas quando os primeiros raios solares iluminaram o monumento pré-histórico.
    "A polícia descreveu o evento deste ano como um dos mais seguros e calmos dos últimos tempos.
    "O comparecimento ao evento foi menor do que o recorde de 2009, quando 36,5 mil pessoas foram a Stonehenge. O grande número foi relacionado ao fato de o solstício passado ter caído num domingo."

Fonte: BBC Brasil


Stonehenge da Inglaterra

    A Beatriz da 602 pediu e, então, aí vai...    

    "Faz séculos que essas ruínas misteriosas, a 137 quilômetros de Londres, intrigam arqueólogos, místicos e curiosos em geral. Os responsáveis pelo monumento, que começou a ser erguido por volta de 3000 a.C., foram homens pré-históricos do período neolítico - o que quer dizer que conseguiam fazer várias ferramentas e construções à base de pedras polidas, mas não ainda conheciam a metalurgia. Além de decifrar essa identidade dos criadores do Stonehenge, os estudiosos descobriram também a maneira como os blocos pesadíssimos eram transportados até lá e como era a obra antes de virar ruína. Difícil mesmo é entender o sentido de tudo aquilo."

    Quer saber mais? Acesse o link!

Revista Mundo Estranho - Editora Abril:
http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_286254.shtml


    Aí, gente, olha o link que a Milena (604) indicou sobre o Stonehenge: é uma imagem dele, bem de pertinho. Só que é o da Inglaterra, tá?

http://www.aboutstonehenge.info/images/education/stonehenge-wallpaper-4.jpg

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mais Stonehenge do Amapá!



    Neste vídeo caseiro uma senhora (provavelmente moradora dos arredores) conta, com seu conhecimento local, curiosidades sobre o Parque Arqueológico do Solstício do Amapá. Vale a pena conferir!

    Diz o autor do vídeo ("sandrospinelli"): "Impressionante as energias sentidas nesse local. Tantas histórias, especulações e hipóteses levantadas deixam este local envolvido numa névoa de curiosidade e fascinação.
    "Fica situado a alguns quilomêtros da comunidade quilombola Cunani, na entrada do Parque Nacional do CABO ORANGE. Aventure-se. Conheça seu mundo. Conhecer para preservar."