segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Os meus livros preferidos sobre Grécia Antiga (e sua mitologia)

    Como vocês adoraram quando contei sobre aquela festa no Monte Olimpo que terminou em tanta confusão, resolvi pesquisar edições atuais dos livros nos quais aprendi o que sei sobre mitologia grega.

    Os meus livros são de uma edição bem velhinha, da Editora Brasiliense, de 1973... Eles fazem parte de uma coleção: "Monteiro Lobato - Obras Completas" e são, sem dúvida alguma, alguns dos melhores livros que já li, mesmo tendo passado tantos anos, e lido tantos outros livros. 

    Na primeira vez que li Monteiro Lobato, tinha menos idade que vocês e, até depois da adolescência, foram várias as vezes que reli. E sempre com o mesmo prazer durante a leitura e a mesma pena quando o livro acabava... Pois é, sou apaixonada por Monteiro Lobato. Fã, mesmo. Com certeza, foi ele quem despertou em mim o gosto pela leitura. Depois, vieram Machado de Assis, Gabriel García Márquez, José Saramago... Bom, mas aí já é outra história...

    Eis as edições atuais, ambas da Editora Globo: 


Os Doze Trabalhos de Hércules

    "Nestas páginas recheadas de aventuras e perigos, vamos encontrar a turma do Sítio do Picapau Amarelo em uma viagem através do tempo. 
    "Escondidos da avó, que fica em casa com crise de reumatismo, sob os cuidados da neta, Pedrinho, Emília e o Visconde de Sabugosa voam até a Grécia Antiga para ajudar um dos mais populares heróis da mitologia clássica. Vão acompanhar de perto as façanhas de Hércules, condenado pelo rei Euristeu a executar doze tarefas dificílimas até para um semideus como ele. Para terminar os trabalhos, Hércules terá de unir sua força gigantesca com a esperteza da boneca Emília, a “dadeira de ideias”, com a inteligência de Pedrinho, seu “oficial de gabinete” e com a sabedoria do Visconde, seu fiel escudeiro.

    "Através das viagens que os personagens do sítio empreendem com Hércules, Lobato não conta só os doze trabalhos, como também os principais e mais belos trechos da mitologia grega, em uma linguagem apropriada para crianças e com uma riqueza de detalhes raramente encontrada em outros livros, mesmo para adultos."



O Minotauro 
  
    "Ninguém chamou mais a atenção de Dona Benta naquela festa do que um jovem de nariz feio. A sábia senhora, matriarca do Sítio do Picapau Amarelo, encontrava-se emocionada diante de ninguém menos do que o jovem Sócrates, em pessoa, o mesmo que viria a se tornar um dos maiores filósofos de todos os tempos. Enquanto a avó e sua neta Narizinho frequentavam os elegantes salões atenienses do século de Péricles; Emília, Pedrinho e o Visconde de Sabugosa se envolviam numa aventura com os semideuses e as criaturas mitológicas da Grécia Antiga. Mas, afinal, o que o pessoal do Sítio estava fazendo tão longe do Vale do Paraíba e tantos milênios no passado? Óbvio! Eles foram até lá para salvar Tia Nastácia, que havia sido raptada por monstros no casamento da Branca de Neve enquanto se distraía com o cozimento de mil faisões... Será que eles vão conseguir trazê-la de volta?"
    
 
(Fonte das sinopses: Site da Livraria da Travessa)


   Ah, não pude resistir: na foto abaixo estão as minhas edições, antiguinhas, antiguinhas (com direito a sombra minha na foto)...





        Acima, ilustração (belíssima), de Manoel Victor Filho, dos deuses gregos.
    Só que esta é de um outro livro da minha coleção, "História do Mundo para as Crianças", p. 25 (que traz dois capítulos sobre a Grécia Antiga: "Os deuses gregos" e "A Guerra de Troia"). Na ilustração, aparecem:    
>  Zeus: "pai de todos e o mais poderoso. Sentava-se num trono com uma águia aos pés, tendo na mão um raio, isto é, um ziguezague de fogo. Quando queria vingar-se de alguém, arremessava este raio, seguido de um trovão." 
> Posseidon: "irmão de Zeus que governava os mares num carro carro puxado por uma parelha de cavalos-marinhos, tendo na mão o tridente."  
> Hefesto: "o deus do fogo. Era um ferreiro manco, que trabalhava numa oficina dentro da Terra."
> Hermes: "o mensageiro dos deuses, o leva-e-traz. Tinha asas no capacete e usava uma vara mágica de paz, que posta entre duas pessoas em luta imediatamente as fazia amigas."
> Ártemis: "irmã gêmea de Apolo, deusa da Lua e das caçadas."
> Atena: "a deusa da sabedoria, que nasceu dum modo muito especial. Zeus teve uma dor de cabeça horrível, que não passava com aspirina nenhuma. Desesperado, chamou Hefesto para que lhe rachasse a cabeça com um golpe de malho. Hefesto obedeceu; mas em vez de ficar a cabeça de Zeus em papas, deixou escapar, armada de escudo e lança, sua filha Atena."
> Eros: filho de Afrodite, "habilíssimo em flechar corações com flechas invisíveis." 

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

WebQuest: "A Mesopotâmia"


    Neste sábado, no Laboratório de Informática da nossa Unidade, daremos início às atividades referentes ao trabalho em grupo deste trimestre. Trata-se, como vocês já sabem, da terceira e última etapa da utilização do paradidático "A Mesopotâmia", de Marcelo Rede, que será feita no formato de uma "WebQuest".
    É sempre bom lembrar que a leitura prévia do paradidático é fundamental para o sucesso desta tarefa. Afinal, tempo para isso vocês tiveram! E muito!
  
 Para mais informações, é só clicar abaixo:


    Bom trabalho!
  

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A história de Moisés em "O Príncipe do Egito"

    Nesta semana, estamos finalizando os estudos sobre os hebreus. Uma das passagens que vimos foi o período em que este povo viveu no Egito, primeiramente em paz, livre, e depois como escravos. Quem os libertou e os conduziu de volta à Cannaã foi Moisés e o filme em questão trata justamente da história deste homem.

  • Filme: O Príncipe do Egito - DreamWorks
  • SinopseNo Egito Antigo, quando os hebreus lá viviam como escravos, o faraó Seth, temendo os constantes nascimentos entre este povo (que, no futuro, poderiam se tornar uma ameaça a seu poder), ordena que todos os bebês hebreus do sexo masculino sejam executados. Entre os hebreus, uma mulher se desespera ao ver que seu filho poderá ser morto e, para salvá-lo, o coloca em uma cesta no rio. A criança acaba sendo encontrada pela filha do faraó, que lhe dá o nome de  Moisés, e este é criado como irmão de Ramsés, o herdeiro do trono de Seth. Os dois crescem e se tornam grandes amigos, mas Moisés acaba descobrindo sua origem, decide abandonar o palácio e libertar os hebreus para levá-los de volta à  Terra Prometida. (Sinopse [bastante] adaptada do site "adorocinema.com")

Abaixo, você poderá assistir a um clipe do filme:


E aí, que tal, agora, assistir ao filme todo?

sábado, 11 de setembro de 2010

"Eternal Egypt" - Sem dúvida, um dos melhores sites da web sobre o Egito Antigo...

    "Depois de três anos de trabalho e um investimento de 2,5 milhões de dólares, a IBM lançou [...] um dos melhores sites de toda a rede mundial. Para sorte dos apaixonados por civilizações antigas, a página é toda dedicada ao Egito antigo, e não economiza recursos tecnológicos para descrever 5 mil anos da civilização. Além de mapas, fotos e habituais artigos, o felizardo internauta pode viajar pelos monumentos através de webcams e visões de 360 graus, conhecer relíquias por meio de zooms e imagens em 3D, e mergulhar em animações que reconstituem a vida cotidiana do Egito antigo [...]. Em inglês, francês e árabe." (Aventuras na História - Editora Abril)

    É, os textos estão em inglês, francês ou árabe, mas usando a Barra de Ferramentas do Google (na opção "Traduzir"), você pode traduzi-los facilmente. Ou, se já é craque no inglês (ou no francês), é só exercitá-lo!

Clique aqui:

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Galeria de fotos - o Egito hoje

Cidade do Cairo
Site da imagem: egito-turismo.com
    E como está o Egito nos dias atuais?

    O Egito é um dos países mais populosos da África. A grande maioria dos habitantes ainda vive nas margens do rio Nilo, praticamente a única área não desértica do país. Devido à aridez do seu território, mais de 90% da população ocupam um pouco mais de 5% da sua superfície total.   

     O Egito é uma república, cuja maioria da população é islâmica, e tem o turismo como uma das atividades econômicas principais. 

    No link viajeaqui.abril, você encontrará imagens belíssimas deste país na atualidade.

O DNA do faraó Tutankhamon

    Esta postagem é para aqueles que gostam de ler...   

    "Um ataúde de ouro sólido, pesando cerca de 110 quilos, abriga os restos mortais mumificados do faraó Tutankhamon."

    "Filho de uma união entre irmãos, o faraó sofria de uma má-formação congênita no pé e de uma doença óssea que lhe dificultavam a locomoção. O casamento endogâmico pode ter causado a deformidade e até mesmo impedido que tivesse herdeiros com a esposa."


Acesse:

Para quem quer mais detalhes sobre a mumificação

Vasos canopos, onde eram guardados, respectivamente,
os intestinos, o estômago, os pulmões e o fígado do morto
Site da imagem: asb.rio.nom.br (10/09/10)
    E aí, quer ainda mais detalhes sobre a mumificação? Clique no link http://historia.abril.com.br/ciencia/mumificacao-egito-antigo-435978.shtml e conheça os seis passos do processo que podia levar até setenta dias para ser concluído. 


Anatomia de uma Múmia

Anúbis, deus com cabeça de chacal protetor das múmias
Site da imagem: hist7alfandega.blogspot.com (10/09/10)
    Nas aulas desta semana, vimos que nas tumbas dos egípcios antigos ricos poderiam estar guardados objetos do dia-a-dia, bebida e comida, roupas, armas, mobília, além dos papiros funerários, hoje conhecidos como "Livro dos Mortos". Tudo isso nos revela muitas informações sobre como era a vida no Egito Antigo, sendo inestimáveis documentos desta época. Contudo, a maioria da população era sepultada em covas rasas cavadas no deserto.  

    No link http://www.discoverybrasil.com/momia/interativo/ você encontrará a reconstituição de uma tumba, com seus possíveis conteúdos originais. Como modelo, foi escolhida a de Menna - um oficial que viveu durante o reinado de Tutmés IV (1400 - 1390 a.C.) ou de seu sucessor, Amenhotep III -, localizada na margem ocidental do rio Nilo, em Luxor.

    Observe atentamente toda a variedade de itens que deveriam acompanhar este oficial, descrito como "Escriba dos Campos de Senhor das Duas Terras do Alto e Baixo Egito", em sua morte, ou, como acreditavam, em sua vida eterna.

   No final, você participará de um interativo que descreve o processo de embalsamamento.

    Vamos lá, aproveite!