sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Agradecimento ao autor da vídeo aula "GUERRA DE TROIA: Ficção ou Realidade?"

    Lembra da vídeo aula "GUERRA DE TROIA: ficção ou realidade?", publicada aqui no blog há alguns meses, na época em que estudávamos sobre a civilização minoica? Pois é. O autor, Professor André Wagner Rodrigues, postou um comentário aqui no blog agradecendo pela divulgação do seu trabalho. Mas quem deve agradecer somos nós, afinal, o vídeo nos foi muito útil, não é mesmo?

Muito obrigada, professor! 

(Clique na imagem para aumentá-la)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sobre a prova do dia 15/12

Site da imagem: modazhora.com


Bom, para que isso não aconteça com você, 
aí vai um roteiro para ajudá-lo(a) nos estudos:

·     Introdução ao estudo da História – capítulo 1 do livro didático  estudar pelas folhinhas sobre o assunto entregues no início do ano, pelo trabalho em grupo e/ou pela prova do 1º trimestre.

·     Os primeiros grupos humanos e o processo de sedentarização – capítulos 2 e 4 do livro didático   estudar pelas provas do 1º e 2º trimestres, com atenção especial para:
üo conceito de “nomadismo”,
üas mudanças na aldeia neolítica,
üo processo de sedentarização,
üo nascimento das cidades e
üo rei antigo.

·     As sociedades humanas em diferentes tempos e espaços:
Ø    Mesopotâmia – capítulo 5 do livro didático estudar pelo trabalho em grupo e pela prova do 2º trimestre, com atenção especial aos conceitos de:
ü “monarquia teocrática”,
ü “politeísmo” e
ü servidão coletiva”.

Ø   Egito – capítulo 6 do livro didático  estudar pela prova do 2º trimestre, com atenção especial quanto:
ü ao significado do trabalho para os egípcios,
ü à crença na vida após a morte – influências na vida “antes da morte" e
ü aos conceitos de “monarquia teocrática” e “politeísmo”.

Ø    Grécia – como já fizemos o trabalho em grupo do trimestre sobre este assunto, ele não será cobrado na PI, apenas na PFV (que vale 10 pontos).
Ø    Roma alguns módulos dos capítulos 17, 18 e 19 do livro didático  estudar pela apostila “Roma Antiga” e pelas respectivas indicações de leitura no livro didático, com atenção especial para:
ü os grupos sociais da sociedade romana – “patrícios X plebeus”,
ü quem ganhou e quem perdeu com a expansão romana,
ü a utilização e a origem da mão de obra escrava,
ü os benefícios e os prejuízos decorrentes da utilização dessa mão de obra,
ü a política do “pão e circo”,
ü as ambições dos generais romanos,
ü as crises do século III,
ü a “Pax Romana” e a crise de mão de obra,
ü as invasões bárbaras.

  ATENÇÃO PARA AS INDICAÇÕES EM VERDE, POIS EM ALGUNS ITENS  NÃO É NECESSÁRIO REVER OS CAPÍTULOS DO NOSSO LIVRO DIDÁTICO, MAS APENAS AS PROVAS E TRABALHOS EM GRUPO, NAS QUESTÕES CORRESPONDENTES, E/OU FOLHINHAS SOBRE O ASSUNTO. 

OBS.: Apesar de termos estudado sobre os Hebreusde acordo com o que foi decidido na reunião de Coordenadores Pedagógicos com a Chefia do Departamento de História, o assunto não será cobrado nessa avaliação .  


Bom estudo!
E aproveite que a nossa prova é logo a primeira...