sexta-feira, 23 de março de 2012

E por falar em memória...

     No ano passado, em outubro, visitei a "2ª Mostra Cultural e Científica", do Pedrinho do Engenho Novo, e vi muitos trabalhos bastante interessantes e que têm muito em comum com o que estudamos aqui no 6º ano. Havia várias linhas de tempo sobre a vida das crianças, exposições de objetos de tempos antigos, painéis com a história da unidade (em 2011 a UEENI completou 25 anos: era um ano de muitas comemorações), caixas de memória... Enfim, muita coisa legal! Bom, como fotografei as exposições, logo no final desta postagem, colocarei as fotos, inclusive as das caixas de memória...

      E você, tem alguma ideia do que seja uma caixa de memória???

   Logo abaixo, segue um poema muito bonito e que nos faz lembrar algumas coisas que falamos em nossas aulas, como memória e fontes históricas. É também sobre tempo, que estudaremos a partir deste sábado. Seu título é "Caixa de saudade". Mas, será que tem a ver com o que vi no Pedrinho? E com as tais caixas de memória?  Depois de ler o poema e de ver as fotos, me conta o que achou, tá?  

      Então, aí vai o poema:

Caixa de saudade
Desde menina
guardo,
na minha sala de memória,
numa caixa de saudade,
velhas cartas, fotografias e
objetos coloridos
de encantos e desencantos.
Lá estão
o bigode áspero de meu pai,
o dedal paciente de minha mãe
a trança despenteada da minha irmã,
duas bolas de gude quebradas
que roubei de meus irmãos;
na fita da primeira comunhão,
a medalhinha de Santo Antônio
que a minha tia-madrinha
e casamenteira me deu;
o primeiro cartão postal
do vizinho João,
com o cadeado do diário que perdi
quando fiz quinze anos.
A carta, marcada com o meu batom,
amarrada numa outra,
cuidadosamente desamassada,
que ainda leio;
[...]
Todos os meus coloridos
encantos e desencantos
estão protegidos do tempo.
Num instante, num dia,
muito tempo atrás,
nesse relógio parado, sem corda,
que junto deles
deixei.”
FALCONE, Sandra. Notícias de mim. São Paulo: Lemos Editorial, 2000


     Agora, as fotos:

Linhas de tempo sobre a vida dos alunos:





Painéis com a história do Pedrinho do Engenho:



Objetos de tempos antigos:





E, enfim, as caixas de memória:






E aí, o que achou? Se você foi aluno do Pedrinho, certamente, participou desta mostra! Será que fotografei algum trabalho seu? Ou, quem sabe, de um amigo?

Imagens: arquivo pessoal 

29 comentários:

  1. Fotografar, você fotografou, professora, mas está difícil ver o dico de vinil de rock do meu pai!
    Abraços, Érico.

    ResponderExcluir
  2. Me lembro dessas coisas no pedrinho, só não me lembro de ter essa caixa da memória, lembro até de ter mandado um telefone antigo da minha avó. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Érico, já experimentou clicar na foto para vê-la em tamanho maior?

    ResponderExcluir
  4. eu vi essas barracas no ano passado eu lembro que ate tinha um disco com a trilha sonora do batman

    ResponderExcluir
  5. E, Guilherme, esse disco aparece em uma das fotos... Você viu?

    ResponderExcluir
  6. Uau professora,isso é muito interessante,eu não vim do Pedrinho,mas achei interessante. O poema 'Caixa de saudade' da Sandra Falcone,também foi ótimo.

    Aliás,sou aluna da 605.

    ResponderExcluir
  7. Agora que experimentei, da para ver!
    Abraços, Érico.

    ResponderExcluir
  8. nossa muito legal adorei as fotos ficaram otimas!!

    ResponderExcluir
  9. adorei as fotos ficaram otimas deu para ter uma idéia de como foi a esposição!!

    ResponderExcluir
  10. Até que enfim consegui responder a esse Blog. Gostei das fotos. Pena que no ano passado não levei nenhum material para a exposição, só no 4º ano.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Beatriz! Será que o telefone da sua avó aparece nas fotos?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Lorrana, Giovanna, Paola e Lívia, fico satisfeita que tenham gostado da postagem!

    Beijos para todas!

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei muito professora tem um material de matemática meu que a professora do ano passado pediu que estava na exposição.


    Leonardo

    ResponderExcluir
  14. adorei o poema e as fotos ficaram muito bonitas ,e as outras postagens ficaram muito interesante tambem , os jogos sobre a Grecia e a Roma são legais só que eu não compriendi direito , vôce poderia explicar por favor

    ResponderExcluir
  15. Na foto numero 5 o LP do Batman é do Michel eu lembro .....



    Lucas-603

    ResponderExcluir
  16. Professora , lembro desse texto do ano passado kkkk

    Bjs ,
    Anderson 701

    ResponderExcluir
  17. Muito legal,o poema tem haver com as fotos,pois fala sobre uma pessoa
    quetem uma caixa de memoria.
    Que pena que só entrei no pedro segundo esse ano,pois queria fazer uma dessas e ver essa exposição super legal.
    BEIJOS- Raiana T:602

    ResponderExcluir
  18. Ah, eu me lembro desse poema. Tinha no primeiro trabalho em grupo do ano passado.

    Beijos,
    Diovana (702)

    ResponderExcluir
  19. Amei ! As fotos estão lindas e interessantes e o poema lindo! Ano passado não cheguei a ver pois fiquei em uma das feirinhas de ciências!! Bjs..

    Daniella (605)

    ResponderExcluir
  20. adorei o poema . e as fotos ficaram muito bonitas , e os jogos da Grecia e da Roma sao interessantes só nao consegui entender direito os jogos , voce poderia me explicar por favor . beijos Diorrayne da turma 602

    ResponderExcluir
  21. Gostei das fotos!Pena que não era do pedrinho.

    ResponderExcluir
  22. Daniella e Orion,
    Bom que gostaram!

    Diorrayne,
    Estudaremos sobre Grécia e Roma Antigas quando chegar a hora. Tenho certeza de que gostará bastante e conseguirá entender todos os jogos!

    Beijos para os três!

    ResponderExcluir
  23. amei.eu mandei uma vitrola mais não sei se apareceu na foto,que pena que eu não tenha visto no dia estava na feira de ciências

    bjs da ana beatriz ugarte(604)

    ResponderExcluir
  24. Oi, Ana Beatriz!
    Aparece uma vitrola na quarta foto... Será a sua?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. professora muito legal a postagem,gostei
    abraço
    Marcelo LUIZ
    604

    ResponderExcluir