terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A educação em Esparta

(Imagem do filme "300", retirada do site recantodecaliope.blospot.com) 

       
        Entre os séculos V e IV a.C., período da história grega conhecido como Clássico, as cidades gregas atingiram o seu apogeu (auge, ápice), ocorrendo a consolidação da cidade-Estado como forma de organização política.  
Existiram muitas cidades-Estado, ou pólis, gregas na Antiguidade; e com histórias bastante diferentes: o mundo grego não era um Estado unificado, como vimos. Dentre elas, Atenas e Esparta eram as mais destacadas. A primeira, pelo regime democrático e pelas realizações culturais; a segunda, pelo militarismo e pela desvalorização da individualidade.  
Na aula de hoje, ao estudarmos sobre Esparta, analisamos um texto de Plutarco sobre a educação dos meninos espartanos e vimos que esta enfatizava, afinal, a obediência às ordens, a resistência à dor, ao frio, à fome, à fadiga e buscava, sempre, a vitória em combate. Ou seja, o que se esperava do espartano era que ele fosse uma "máquina de guerra" insensível e obediente. 
O filme "300", de Zack Snyder, inspirado nos quadrinhos homônimos de Frank Millertraz uma cena que ilustra muito bem o que lemos no texto de Plutarco: trata-se do treinamento do rei Leônidas quando menino. Tentei encontrar no YouTube a tal cena. Contudo, só a encontrei como uma seleção feita por um blog chamado "Papo de Líder", que, inclusive, bloqueou sua incorporação, ou seja, não pude colocar o vídeo direto aqui no blog. Ah, mas, para ver a cena, é só clicar no link abaixo: 
Cena de "300" sobre o treinamento do jovem (e futuro rei) Leônidas

E aí, o que você achou? Poste um comentário!


7 comentários:

  1. Interessante!
    Abraços, Érico.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa postagem professora ! ♥

    Amanda

    602

    ResponderExcluir
  3. PROF FIQUEI COM MUITA PENINHA DOS BEBÊS Q SÃO JOGADOS DO PENHASCO! :( TADINHOS DOS MENINOS! DEVIAM SOFRER MUITO MAIS APOSTO Q QUEM MAIS SOFRIA ERAM OS PAIS! BJOS! ISABELLA 602 ♥

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Isabella, hoje, essa é uma atitude impensável! E, com certeza, os pais são os que mais sofreriam...
    Beijinhos para você também!

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante a postagem.
    Gabriele (604)

    ResponderExcluir
  6. Sou Do Colégio Militar de Brasília e agradeço a sua postagem me ajudou na minha tarefa.

    ResponderExcluir
  7. Que bom, Mauricio!

    Fico muito feliz por isso!

    Um beijo!

    ResponderExcluir