segunda-feira, 30 de abril de 2012

DICA QUENTÍSSIMA - Para toda a família!


Abaixo, segue o link, para o site Educar para Crescer, com dicas de livros para cada idade:


Boa leitura! 


Fonte: "Língua Portuguesa" - Facebook

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dicas de estudo para a Prova de 8 de maio



Aí vão os pontos que você deverá estudar com mais atenção:

Paleolítico:
  • caça, pesca e coleta
  • nomadismo
  • moradias provisórias  – tendas
Neolítico:
  • novas ferramentas – machado, enxada, foice, moinho manual, por exemplo
  • novas técnicas – agricultura, domesticação de animais, por exemplo 
  • permanências: caça, pesca e coleta
  • seminomadismo
 Povoamento da América:
  • incertezas – datas, por exemplo
  • ondas migratórias – tipos humanos: negroides e mongoloides
  • agricultura – milho, batata, feijão, por exemplo
  • domesticação de animais  – peru, cão, pato, lhama, por exemplo 
  • arqueologia brasileira – materiais encontrados nas escavações / os sambaquis
  • ciências que ajudam na reconstituição desta história – Paleontologia, Arqueologia, Genética, Climatologia, Geografia, Geologia, por exemplo
BOM ESTUDO!

Site da imagem: escolaireneszukala.blogspot.com 

sábado, 21 de abril de 2012

Assuntos para a Prova de 8 de maio

Calvin & Haroldo - Bill Watterson

Não conte apenas com a sorte...
Para que você não tenha que fazer como o Calvin, aí vão, com bastante antecedência, os assuntos que serão cobrados em nossa primeira prova: 

  • Paleolítico (capítulo 2 - módulos I e II)
  • Neolítico (capítulo 2 - módulos III e IV)
  • Povoamento da América (capítulo 3 - módulos I, II e III)
Estude também pelos exercícios dos módulos acima.


BOM ESTUDO!


Aguarde nova postagem com mais informações...


Site da imagem: ceconstantinofernandes.blogspot.com

quarta-feira, 18 de abril de 2012

As pesquisas arqueológicas no Brasil II - 2ª edição

Sambaqui localizado no Rio de Janeiro (Angra dos Reis)
(Foto: Divulgação/CNPq) 

Sambaqui em Santa Catarina
(Foto: Divulgação/CNPq)


     Outro assunto estudado foram os vestígios deixados por grupos de pescadores-coletores dos litorais sudeste e sul do país. Vimos que os sambaquis ("colina de concha", em tupi) são os locais onde estes vestígios são encontrados

    Para saber mais sobre os sambaquis, clique em: Mundo Estranho - O que são sambaquis?

    Muita gente gostou de saber que há sambaquis bem pertinho de nós... Dê uma clicadinha nos links Prefeitura de Saquarema - Sambaquis e O Saquá - O jornal de Saquarema  e descubra que nesta cidade do litoral do nosso estado há verdadeiros museus a céu aberto dedicados ao tema.

Site das imagens: arquivosdoinsolito.blogspot.com

As pesquisas arqueológicas no Brasil - 2ª edição

Toca do Boqueirão da Pedra Furada 
(Pintura escolhida para a logomarca do Parque Nacional Serra da Capivara)



    Nesta semana, fechando o capítulo sobre o povoamento do nosso continente, voltamos a falar sobre  o trabalho da arqueóloga brasileira Niéde Guidon (na foto à esquerda) à frente da Fundação Museu do Homem Americano (cidade de São Raimundo Nonato, estado do Piauí). Como não podia deixar de ser, todos ficamos surpresos com os resultados das pesquisas de sua equipe.   
    
Abaixo, está o link para o site desta fundação.


    Ao entrar no site, explore-o bastante, pois há várias informações interessantes. Não deixe de visitar, por exemplo, a página sobre as pinturas rupestres, ou sobre a megafauna da região (de há mais de 10 mil anos) - nesta, clique em cima do nome científico da espécie e aparecerão  informações e ilustrações  de como era o animal, assim como fotos  de seus restos (dentes, ossos etc.) encontrados no local.

Enfim, divirta-se e aprenda!

Site da imagem de Niéde Guidon: 180graus.com

Os primeiros americanos - um assunto controverso

Reconstrução das feições do crânio de Luzia, desenterrado na década de 70 
no sítio da Lapa Vermelha (Lagoa Santa/MG)

   "O crânio mais antigo do continente, com cerca de 12 mil anos, pertencente a uma mulher (batizada de Luzia), teve suas feições reconstituídas. A partir daí, [o bioarqueólogo Walter] Neves demonstrou que elas se assemelhavam mais às dos africanos e aborígenes australianos que às dos índios atuais. Assim, os povos mongoloides - ancestrais dos índios - teriam chegado à América do Sul há cerca de 9 mil anos, substituindo totalmente os 'paleoamericanos', que se refugiaram em áreas remotas do continente até a extinção.(Thaís Fernandes - ICH - jan/2001)

    O trecho acima é parte de uma matéria, publicada em 2001 na revista  Ciência Hoje, logo após os resultados das pesquisas sobre o crânio de Luzia, feitas pelo bioarqueólogo Walter Neves, da USP. Segundo ele, antes da chegada dos grupos mongoloides da Ásia, que deram origem aos ameríndios, a América foi povoada por grupos negroides vindos da África e da Oceania. Para ler a matéria completa, clique no link: Luzia - Instituto Ciência Hoje.  

    Para saber mais, leia ainda Como viviam os primeiros brasileiros, também no site do Instituto Ciência Hoje. Para ter uma ideia do que trata a matéria, veja o trecho abaixo: 

    "Ao supormos que os primeiros povoadores tinham feições negroides, não estamos afirmando que eles tenham vindo da África, do sul da Ásia, ou da Oceania, onde as populações negroides predominavam, e que só os povoadores posteriores tenham vindo do leste da Ásia, hoje predominantemente mongoloide. Todos teriam vindo do continente asiático, pela região do Bering, já biologicamente diferenciados em negroides e mongoloides antes da migração, ou os primeiros humanos teriam chegado à América quando as feições negroides e mongoloides ainda não estavam plenamente definidas, completando-se aqui o processo de caracterização." (Pedro Ignácio Schmitz - Unisinos - nov/2004)


Site da imagem: cienciahoje.uol.com.br

Arqueólogos encontram armadilhas de pescaria de 7500 anos

Restos de cestos de madeira que eram usados para pescar peixes e crustáceos
(Foto: Ignácio Clemente)


     "Se você se amarra num peixe frito na hora do almoço, ou gosta de comer peixe cru em restaurante japonês, saiba que o hábito de consumir esses animais não vem de hoje. Aliás, data de milhares e milhares de anos, como comprova a descoberta de um grupo de arqueólogos: eles encontraram, na Rússia, utensílios de pesca com mais de 7.500 anos de idade."


    Para ler o restante da matéria, publicada no site da Ciência Hoje das Criançasbasta clicar no link: Caiu na rede, era peixe


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Mais informações sobre o Trabalho em Grupo


    Para ajudá-lo(a) nos estudos, abaixo estão listados, resumidamente, os pontos sobre "Introdução ao estudo da História" que serão avaliados no trabalho:
  • Fontes históricas;
  • a reconstituição histórica a partir de documentos escritos e não-escritos / o conhecimento histórico;
  • memória;
  • tempo histórico.

E aí, já está se preparando para sábado? 

Não vá deixar a sua equipe na mão...

Site da imagem: producaoemcena.blogspot.com  

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Trabalho em Grupo do dia 14 de abril




    Conforme combinamos na última aula, no próximo S1, dia 14 de abril,  teremos a nossa primeira avaliação, cujo tema será  "Introdução ao estudo da História". Mesmo sendo uma atividade em grupo (dupla ou trio), estude como se fosse para uma prova. Prepare-se. Não deixe a sua equipe "na mão".


   Você deve estudar todo o primeiro capítulo do nosso livro didático, além da folhinha trabalhada no primeiro S1 do ano - 10 de março.
    
     Lembre-se: esta avaliação valerá 3 pontos preciosos... Capriche nos estudos!
Site da imagem: mosaico.com.br

O nomadismo hoje

    Nas nossas últimas aulas, ao estudarmos sobre como viviam os primeiros seres humanos, vimos que era exclusivamente através da caça, da pesca e da coleta que esses nossos ancestrais obtinham o que precisavam para a sua sobrevivência. Sua dependência em relação à natureza era total. Sendo assim, quando a caça e a pesca estavam escassas e não havia mais o que coletar, esses homens eram obrigados a sair à procura de locais mais propícios. Eram nômades, portanto.
    Vimos, então, que o nomadismo é o sistema de vida dos grupos humanos que não têm moradia fixa e vivem se deslocando em busca de alimentos ou de melhores condições de vida. 
   Entre os grupos paleolíticos, o nomadismo estava relacionado à vida totalmente dependente da natureza, ou seja, de sobreviver apenas da caça, da pesca e da coleta. 

    
 
Conforme conversamos em aula, ainda hoje há populações que têm vida nômade, como o povo beduíno e alguns mongóis. Como exemplos, utilizarei duas crianças de famílias de tradição nômadeErdene e Sabah, que aparecem no livro Crianças como Você, da editora Ática - cuja capa aparece aqui à esquerda.



Vamos, então, conhecer um pouco  da vida dessas crianças?


 Erdene:


    "Erdene tem dez anos e vem da Mongólia, na Ásia central. Ele mora em Tsaluu, uma localidade remota onde sua família cria cavalos, vacas, ovelhas e cabras. Erdene, os pais e Oyon Erdene, a mais nova de suas irmãs, passam os dias úteis em uma aldeia a 9 km de Tsaluu, para que as duas crianças frequentem a escola. Só voltam a Tsaluu nos fins de semana e nas férias escolares."
    
Eles vivem em tendas!

    "A casa de Erdene em Tsaluu é uma grande tenda circular, do tipo ger. Os gers foram desenvolvidos há séculos para se adequarem à vida nômade dos mongóis. São fáceis de desmontar e transportar. Embora muitos mongóis não sejam mais nômades, os gers ainda constituem a habitação mais popular." 


Sabah:
  
 

      "Sabah Khleifat tem nove anos e mora na Jordânia. Ela pertence ao povo beduíno, que vive nos desertos do norte da África e do Oriente Médio. Os beduínos são nômades, ou seja, vão de um lugar a outro em busca de novas pastagens. Muitos, incluindo a família de Sabah, estão se estabelecendo em cidades e aldeias. Mas, nos meses quentes do verão, a família fica numa tenda beduína tradicional."

Durante o inverno...

    "A residência de inverno da família são duas casas de pedra, uma para os homens, outra para as mulheres. Para Sabah, a melhor parte da residência é o salão, onde recebem as visitas. Esse amplo cômodo tem almofadas junto às paredes, para as pessoas se sentarem. Os beduínos são muito hospitaleiros: é tradição não negar abrigo a ninguém." 

Frescor no verão...

    "No verão, quando as temperaturas chegam a mais de 40ºC durante o dia, a família de Sabah fica numa grande tenda. O chão é coberto com tapetes e almofadas e há colchões para dormir. A família levanta os lados da tenda para deixar a brisa entrar. Em geral, as tendas beduínas são feitas de lã de cabra, e seu nome árabe significa 'casa de pelo'." 
(Cianças como Você - Barnabas e Anabel Kindersley)

E aí, o que achou??? 


    Ah, e o livro todo é muito, muito interessante... Assim como Erdene e Sabah,  outras crianças, de várias regiões do planeta, têm o seu cotidiano retratado aí. Muitas delas com uma vida bastante diferente da sua, porém todas crianças como você.

    Quem vem do Pedrinho, já conhece algumas dessas histórias, não é? De repente, até tem o livro em casa!
    
      E para quem não conhece, fica a dica...