segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Novo Telecurso - Ensino Médio - "O mundo Romano: da Monarquia à República"





Você conhece a lenda da fundação de Roma?


amamentando os gêmeos Rômulo e Remo
Site da imagem: ceiauff.wordpress.com


Já ouviu falar dos gêmeos Rômulo e Remo?

Quer conhecer a lenda da fundação de Roma?

Clique no link HistóriaMais e conheça essa história.

Controvérsias sobre a origem do nome da cidade que se transformou num dos maiores impérios da história: Roma


“A fundação de Roma está envolta em lendas e mitos e deve, por algum tempo, continuar assim. Não há uma informação definitiva.” 
(Maria Luiza Corassin, especialista em Idade Antiga da Universidade de São Paulo)

Você sabe que a cidade de Roma é a capital da Itália, certo? 
Mas sabia que Roma existe há bem mais tempo que a própria Itália? 
E a origem desta palavra, "Roma", sabe qual é?
Bom, quanto à resposta a esta última pergunta, saiba que ainda não há um consenso entre os historiadores. Há muitas hipóteses a respeito... Veja quais  clicando no link abaixo:  


Coliseu - Roma
(Site da imagem: galactidades.blogs.sapo.pt)

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A infância em Esparta - onde o Estado tomava os meninos das famílias para treiná-los na arte da guerra



  Os homoioi ["os iguais"], os cidadãos espartanos, cresciam comendo mal e viviam com fome, enfrentavam-se entre si e suportavam um treinamento militar tão intenso que até soldados do Bope pediriam para sair na primeira semana.

  "A ideia básica era deixar os meninos duros, resistentes, no melhor de sua forma física. Acima de tudo, eles tinham que ser autossuficientes e capazes de suportar a dor." - Paul Cartledge, autor de Spartans (sem edição em português) e professor de cultura grega na Universidade de Cambridge

  A restrição de comida também era parte do treinamento. Os jovens soldados recebiam apenas o necessário para sobreviver [... e em] quantidade que não chegava nem perto da saciedade. Constantemente com fome, os jovens só tinham uma solução: roubar comida. Para os espartanos, não havia problema algum em furtar alimentos - o problema estava em ser pego.

 Durante toda agoge [a educação espartana],o papel do Estado espartano era gigantesco. Não se tratava apenas de deixar o filho na escola todas as manhãs e ele crescer até cursar uma universidade, mas a entrega completa do futuro cidadão à Esparta. E só havia um caminho possível: ser soldado.

  Na prática, o que as evidências arqueológicas dão conta é que as mulheres espartanas estavam em forma - as estátuas mostram músculos definidos nos braços e nas coxas. Além disso, tinham fama de serem lindas: Helena, a mulher mais bela do mundo antigo, antes de ser de Troia e de virar a cabeça de Páris, era Helena de Esparta.



Para ler a matéria completa, acesse:



Atenção! Como vimos nas aulas, e diferente do que aparece na matéria, os hilotas, população nativa do território espartano, NÃO eram escravos. Submetidos à condição de servos a serviço de Esparta, não podiam ser vendidos nem comprados e não tinham liberdade para deixar a cidade.    

Site da imagem: pt.gdefon.com

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mais 300!



Hoplitas espartanos em ação: lutando em falange, caminhando lado a lado - o escudo protegia metade do corpo  do guerreiro que o segurava e metade do corpo do soldado vizinho. Cada um protegia não apenas a si próprio, mas também a seu companheiro, assim como era protegido por um outro, e assim sucessivamente. 
    Um exército hoplita funcionava em equipe.

    No site Cine Pop encontrei alguns relatos interessantes do autor dos quadrinhos, Frank Miller, e do diretor do filme, Zack Snyder, sobre os guerreiros espartanos. Vale conferir: 

"Espartanos permanecem como um mistério para todos nós", diz Frank Miller, autor da graphic novel 300, no qual o filme se baseou. "São incomparáveis, incontestáveis por formarem uma cultura totalmente voltada para a luta, inteiramente dedicada às artes da guerra. Têm um código de honra a respeito do que significa ser espartano, e dele advém uma classe de heróis como o mundo jamais viu".
O co-roteirista e diretor Zack Snyder acrescenta: "Espartanos vivem para lutar. Gostam disso", diz ele. "Lutam como uma unidade, criando uma falange na qual o escudo de cada guerreiro protege o homem ao seu lado. É uma visão assustadora e intimidante, mesmo para a multidão de persas. Embora os espartanos estivessem diante de uma dificuldade insuperável em termos numéricos, um verdadeiro guerreiro de Esparta está sempre disposto a morrer [por Esparta] ... - o que eles consideram a 'morte digna'."


Site da imagem: imagensdedeposito.com

A educação em Esparta

(Imagem do filme "300", retirada do site recantodecaliope.blospot.com) 

       
        Entre os séculos V e IV a.C., período da história grega conhecido como Clássico, as cidades gregas atingiram o seu apogeu (auge, ápice), ocorrendo a consolidação da cidade-Estado como forma de organização política.  
Existiram muitas cidades-Estado, ou pólis, gregas na Antiguidade; e com histórias bastante diferentes: o mundo grego não era um Estado unificado, como vimos. Dentre elas, Atenas e Esparta eram as mais destacadas. A primeira, pelo regime democrático e pelas realizações culturais; a segunda, pelo militarismo e pela desvalorização da individualidade.  
Na aula de hoje, ao estudarmos sobre Esparta, analisamos um texto de Plutarco sobre a educação dos meninos espartanos e vimos que esta enfatizava, afinal, a obediência às ordens, a resistência à dor, ao frio, à fome, à fadiga e buscava, sempre, a vitória em combate. Ou seja, o que se esperava do espartano era que ele fosse uma "máquina de guerra" insensível e obediente. 
O filme "300", de Zack Snyder, inspirado nos quadrinhos homônimos de Frank Millertraz uma cena que ilustra muito bem o que lemos no texto de Plutarco: trata-se do treinamento do rei Leônidas quando menino. Tentei encontrar no YouTube a tal cena. Contudo, só a encontrei como uma seleção feita por um blog chamado "Papo de Líder", que, inclusive, bloqueou sua incorporação, ou seja, não pude colocar o vídeo direto aqui no blog. Ah, mas, para ver a cena, é só clicar no link abaixo: 
Cena de "300" sobre o treinamento do jovem (e futuro rei) Leônidas

E aí, o que você achou? Poste um comentário!