sexta-feira, 17 de maio de 2013

Luzia, a brasileira (e americana) mais antiga


Reconstrução das feições do crânio de Luzia, desenterrado na década de 70 
no sítio da Lapa Vermelha (Lagoa Santa/MG)

   "O crânio mais antigo do continente, com cerca de 12 mil anos, pertencente a uma mulher (batizada de Luzia), teve suas feições reconstituídas. A partir daí, [o bioarqueólogo Walter] Neves demonstrou que elas se assemelhavam mais às dos africanos e aborígenes australianos que às dos índios atuais. Assim, os povos mongoloides - ancestrais dos índios - teriam chegado à América do Sul há cerca de 9 mil anos, substituindo totalmente os 'paleoamericanos', que se refugiaram em áreas remotas do continente até a extinção.(Thaís Fernandes - ICH - jan/2001)

    O trecho acima é parte de uma matéria, publicada em 2001 na revista  Ciência Hoje, logo após os resultados das pesquisas sobre o crânio de Luzia, feitas pelo bioarqueólogo Walter Neves, da USP. Segundo ele, antes da chegada dos grupos mongoloides da Ásia, que deram origem aos ameríndios, a América foi povoada por grupos negroides vindos da África e da Oceania. Para ler a matéria completa, clique no link: Luzia - Instituto Ciência Hoje.  

    Para saber mais, leia ainda Como viviam os primeiros brasileiros (de novembro de 2004), também no site do Instituto Ciência Hoje. Para ter uma ideia do que trata a matéria, veja o trecho abaixo: 

    "Ao supormos que os primeiros povoadores tinham feições negroides, não estamos afirmando que eles tenham vindo da África, do sul da Ásia, ou da Oceania, onde as populações negroides predominavam, e que só os povoadores posteriores tenham vindo do leste da Ásia, hoje predominantemente mongoloide. Todos teriam vindo do continente asiático, pela região do Bering, já biologicamente diferenciados em negroides e mongoloides antes da migração, ou os primeiros humanos teriam chegado à América quando as feições negroides e mongoloides ainda não estavam plenamente definidas, completando-se aqui o processo de caracterização.(Pedro Ignácio Schmitz - Unisinos - nov/2004)


Site da imagem: cienciahoje.uol.com.br

8 comentários:

  1. Sou da turma 604 e adorei esta postagem, não como foi um estudo, mas foi estudo e... Emfim eu amei essa postagem porque me ajuda a raciocinar mais em história e a conhecer mais figuras dos séculos passados!! Te amo professora!!!

    ResponderExcluir
  2. Professora eu amei esta postagem, pois ela me ajuda a ''decifrar'' os povos da Mongólia eu não estou entendendo praticamente nada do Período Neolítico, mas eu sou assim mesmo daqui a pouco eu me acostumo!!!

    ResponderExcluir
  3. Professora adorei a postagem.Achei muito legal estudar sobre o povoamento da America.(sobre os povos negroides e os mongoloides)
    beijos de sua aluna úrsula turma 603

    ResponderExcluir
  4. Que é isso, Vitória? Acho que o que estudamos sobre o Neolítico é mais simples do que está pensando... Só pode ser isso!

    E também acho esse assunto muito interessante, Úrsula!

    Beijos para vocês, meninas!

    ResponderExcluir
  5. aaaa professora....eu n me enturmo muito com história,mas minha mãe queria ser professora de história,ai ela me ajuda. ;p

    ResponderExcluir
  6. A professora,esqueci de avisar que a tal "Luluu.chaan" na verdade é o meu login no blog de animes,eu sou na verdade sua aluna.Roberta Paola.So deixo o aviso ; )

    ResponderExcluir
  7. Oi professora!!!

    Luzia foi um dos 'pontos' que mais gostei de estudar...Interessante também é que Luzia é estudada em Artes Visuais!

    Beijinhos,

    Maile

    ResponderExcluir
  8. Que bom!
    Beijos para você também, Maile!

    ResponderExcluir