1.
Mesopotâmia
·
servidão
coletiva;
·
politeísmo;
·
monarquias
teocráticas.
2.
Egito
·
a
ocupação às margens do Nilo;
·
servidão
coletiva;
·
monarquia
teocrática;
·
a
mitologia e a teocracia;
·
o
significado do trabalho;
·
politeísmo.
3.
Hebreus
·
monoteísmo;
·
a
aliança com Deus;
·
a
fé como fator de união.
4.
Grécia
·
cidades-Estado ou polis;
·
a
língua e a religião como fator de união entre os gregos;
·
o
cidadão em Atenas;
·
escravidão;
·
os
escravos e metecos e a economia ateniense;
·
a
educação em Atenas e a preparação para a política;
·
os
hilotas em Esparta;
·
as
diferenças entre a educação em Atenas e em Esparta.
5.
Roma
·
conquistas
territoriais na República: quem ganhou e quem perdeu;
·
o
aumento da mão de obra escrava durante as conquistas;
·
escravidão;
·
a
política do “pão e circo”;
·
a
Pax Romana;
·
as
crises do século III;
·
as
invasões “bárbaras”;
·
a
queda de Roma.
ATENÇÃO:
Estudar, preferencialmente, Mesopotâmia e Egito pelas avaliações do 2º trimestre e Hebreus, Grécia e Roma pelas respectivas apostilas.
BOM ESTUDO
e
BOA PROVA!
Imagem: montagem pessoal a partir de imagens da Internet