quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Roteiro de estudo para a prova do dia 27/08


·     Final do Neolítico – nascimento das cidades – Cap. 4

 A agricultura e a criação de gado*
 - o homem como um produtor, em vez do mero predador de antes;
 - a possibilidade do planejamento das atividades econômicas;
 - a criação de utensílios e técnicas e o aumento da produtividade* *
 - a produção do excedente  e o surgimento do comércio.

 O processo de sedentarização: *
 - o pleno desenvolvimento da agricultura e da domesticação de animais;
 - a especialização do trabalho;
 - a diferenciação social; 
 - o poder político centralizado;
 - a arquitetura sólida...

 Enfim, os elementos que definem uma cidade


·     Mesopotâmia – Cap. 5 *

 Os poderes do rei antigo: 
“O rei era o Estado em pessoa.”
"O rei era a personificação do Estado"
 - O rei antigo tinha todos os poderes do Estado (político, administrativo, militar, econômico, religioso, legislativo, judiciário...) *

 A arquitetura religiosa e real * * *

 A servidão coletiva *

 O politeísmo  

 As monarquias teocráticas * 

→ Obs.: A escravidão - existia, mas os escravos eram poucos.


·     Antigo Egito – Cap. 6 *

 Uma dádiva do Nilo e trabalho coletivo * 

 O significado do trabalho para os egípcios antigos 

 A crença na vida após a morte  influências na vida ANTES da morte *

 A servidão coletiva

 O politeísmo * *

 A teocracia *

Obs.: A escravidão - existia, mas os escravos eram poucos.  


ATENÇÃO: Estudar pelo livro, pelo caderno e aqui pelo blog, principalmente onde houver a marcação * (Cada asterisco é um link para uma postagem correspondente ao assunto, basta clicar nele!). 


BOM ESTUDO E BOA PROVA!
Imagens: arquivo pessoal

EGITO: Novo Telecurso - Ensino Médio / 2ª edição

    Essa postagem serve como um reforço nos estudos sobre o Egito Antigo para a avaliação deste 2º trimestre. Trata-se de um vídeo, hospedado no YouTube, dividido em duas partes, do programa "Novo Telecurso - Ensino Médio", da Rede Globo. Há algumas (poucas) partes que nós não vimos nas aulas (como detalhes sobre a unificação dos nomos e os períodos do Império e do Baixo Império - são apenas curiosidades e, claro, não serão abordadas nas provas). Ah, e o mito de Osíris também está diferente: como  já conversamos, quando se trata de mitos e lendas, há sempre várias versões... Mas, no geral, está tudo muito bom. Então, aproveite! 

Primeira parte:




Segunda parte:


Fonte: Rede Globo / YouTube


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Link para o Trabalho em Grupo de História feito nas aulas de Informática Educativa

Clique AQUI e vá ao roteiro do trabalho sobre a Mesopotâmia elaborado pela professora Márcia Valpassos.


Obrigada, Márcia!







Imagem: arquivo pessoal

Fotografias de uma viagem ao Egito - última parte

Aí vão as imagens finais: mercado, Rio Nilo, vegetação, templos, arte egípcia, escrita hieroglífica, turistas, turistas e mais turistas...



























E, mais uma vez, obrigada, Cristina!

Imagens: arquivo pessoal da professora Cristina Sperle

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Fotografias de uma viagem ao Egito - 5ª parte

Abu-Simbel 
  Trata-se de um complexo arqueológico constituído por dois grandes templos escavados na rocha, situados no sul do Egito, na margem esquerda do rio Nilo, perto da fronteira com o Sudão, numa região denominada Núbia, a cerca de 300 quilômetros da cidade de Assuão. No entanto, este não é o seu local original: devido à construção da Barragem de Assuão, e do consequente aumento da vasão do rio Nilo, o complexo foi trasladado do seu local de origem durante a década de 1960, com a ajuda da UNESCO, a fim de ser salvo de ficar submerso.
  Os templos foram construídos por ordem do faraó Ramsés II em homenagem a si próprio e à sua esposa preferida Nefertari. O Grande templo de Abu Simbel é um dos mais bem conservados de todo o Egito. (Adaptado de wikipédia.org)

Eis as fotos:











 





Imagens: arquivo pessoal da professora Cristina Sperle

Fotografias de uma viagem ao Egito - 4ª parte

Pirâmides e Esfinge: 













E, agora, a vista do pátio do hotel:




Algumas gravuras em papiro (provavelmente destinada à venda a turistas):  






A estátua de Ramsés:




E a primeira tentativa de pirâmide a ser feita pelos egípcios:



Imagens: arquivo pessoal da professora Cristina Sperle