sábado, 16 de agosto de 2014

Mais informações sobre os zigurates e outros assuntos...

   Em 2010, primeiro ano de existência do blog, fiz uma postagem sobre a arquitetura religiosa e real na Mesopotâmia. Como fez e ainda faz muito sucesso, abaixo segue o seu conteúdo com algumas adaptações.

  Tanto há 4 anos quanto nas aulas passadas, vimos como e o quanto as imponentes construções mesopotâmicas refletiam o poder do Estado, da força militar e da autoridade religiosa.


    Movida pela  e pela coerção, e sob o regime de servidão coletiva, a maioria camponesa (população livre) era obrigada a trabalhar nestas grandes construções e obras públicasalém de entregar parte da sua produção ao palácio e aos templos. 

    Um exemplo de construção mesopotâmica grandiosa e imponente é o zigurate, torre onde ficava o templo religioso. Como a religião era politeísta e cada templo era dedicado a um único deus, havia vários zigurates nas cidades. Considerado como o encontro entre o céu e a terra, o zigurate era construído na forma de pirâmides escalonadas. O formato era o de vários andares, um sobre o outro, com o diferencial de cada andar possuir área menor que a plataforma inferior sobre a qual foi construído – as plataformas poderiam ser retangulares, ovais ou quadradas, e seu número variava de dois a sete.
O acesso ao templo, situado no topo do zigurate, se fazia por uma série de rampas construídas ao logo da lateral da construção ou por uma única espiralada que se estendia desde a base até o cume do edifício. Acreditava-se que os zigurates eram a morada dos deuses e através deles as divindades colocariam-se perto da humanidade. Aos sacerdotes era permitida a entrada no zigurate, e era deles a responsabilidade de cuidar da adoração aos deuses – naturalmente, como vimos, os sacerdotes gozavam de uma reputação especial nas sociedades mesopotâmicas. Além disso, os zigurates serviam de depósito de cereais, biblioteca e também para a observação do céu e das estrelas e dos níveis das enchentes dos rios (no caso, o Tigre e o Eufrates). 


Zigurate de Ur

(A parte do texto referente aos zigurates foi adaptada de wikipedia.org)

5 comentários:

  1. Não sabia que os zigurates eram iguais a pirâmides :P

    ResponderExcluir
  2. Eles queriam mesmo é oprimir o povo usando a "fé" e ao mesmo tempo usando os nomes dos deuses , o Estado era completamente mau , era
    uma coisa de doido >,<
    Adorei a postagem , professora , obrigada pela dedicação aos seus alunos e obrigada por essa fonte imensa de informação , o blog <3

    ResponderExcluir
  3. Professora sinto muita saudade das suas aulas, eram muito boas!!
    Vítor 802

    ResponderExcluir