quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Roteiro de estudo para a prova do dia 20 de setembro



·     Final do Neolítico – nascimento das cidades – Cap. 4

A agricultura e a criação de gado: *
 - o homem como um produtor, em vez do mero predador de antes;
 - a criação de utensílios e técnicas e o aumento da produtividade;
 - a produção do excedente  e o surgimento do comércio;
 - a importância da metalurgia.

O processo de sedentarização: *
 - o pleno desenvolvimento da agricultura e da domesticação de animais;
 - a especialização do trabalho;
 - a diferenciação social;
 - o poder político centralizado;
 - o exército profissional;
 - a arquitetura sólida;
 - enfim, a vida sedentária;
  ou seja, os elementos que definem uma cidade.



·     Mesopotâmia – Cap. 5 *

Os poderes do rei antigo:

 - a Babilônia de Hamurábi e seu código de leis (a sociedade; a lei de talião) *

A servidão coletiva *

O politeísmo *

As monarquias teocráticas *

Obs.: A escravidão - existia, mas os escravos eram poucos.



·     Antigo Egito – Cap. 6 *

Uma dádiva do Nilo e trabalho coletivo*

 - as técnicas de controle do meio ambiente (a abertura de canais de irrigação e a construção de diques, por exemplo)

O faraó como governante supremo, o poder central

A sociedade egípcia, diferenciada e hierarquizada:
 - as poucas chances de ascensão social: o ofício de escriba

O porquê da mumificação *

O significado do trabalho para os egípcios antigos

A crença na vida após a morte influências na vida ANTES da morte *

A servidão coletiva

O politeísmo * 

A teocracia *

Obs.: A escravidão - existia, mas os escravos eram poucos.

ATENÇÃO: Estudar pelo livro, pelo caderno e aqui pelo blog, principalmente onde houver a marcação * (Cada asterisco é um link para uma postagem correspondente ao assunto, basta clicar nele!). 


BOM ESTUDO E BOA PROVA!

Imagens: arquivo pessoal


9 comentários: