sábado, 25 de outubro de 2014

E ainda mais Guerra de Troia!

 A Guerra de Troia teria durado cerca de dez anos e ocorrido por volta do século XIII a.C., entre os aqueus (gregos) e Troia, na atual Turquia.
    Uma das mais famosas histórias da civilização micênica, essa guerra foi narrada pelo poeta grego Homero, que teria vivido, pelo menos, 700 anos após tal fato, e seu relato escrito uns 200 anos após sua morte. Por algum tempo, era tida como totalmente mitológica, porém, pesquisas arqueológicas têm comprovado que algumas partes desse mito são, sim, muito reais...

Imagem:  Helena e Páris
por Jacques-Louis David, Museu do Louvre
(pt.wikipedia.org)

          
    No vídeo, "Guerra de Troia: ficção ou realidade", hospedado no YouTube, você terá uma análise desse tema: seja por questões pessoais (a disputa por Helena) ou por conquistas territoriais, a Guerra de Troia realmente ocorreu. 

     "A Guerra de Troia pode ter sido um grande conflito bélico entre gregos e troianos, possivelmente ocorrido entre 1400 a.C. e 1300 a.C. Segundo o poeta-épico, Homero, a guerra foi motivada pelo rapto de Helena, rainha de Esparta, por Páris, príncipe de Troia.
     A maioria de gregos clássicos admitia que a Guerra de Troia era um evento histórico, embora muitos entendessem que os poemas homéricos continham vários exageros. Por exemplo, o historiador Tucídides, conhecido por seu espírito crítico, considerava-a um evento real, mas duvidava que os gregos houvessem mobilizado a quantidade de navios (mais de mil) mencionada por Homero, para atacar os troianos.
     Por volta de 1870, na Europa, os estudiosos da Antiguidade eram concordes em considerar as narrativas homéricas absolutamente lendárias. Segundo eles, a guerra jamais ocorrera e Troia nunca existira. Mas quando o alemão Heinrich Schliemann (um apaixonado pelas obras de Homero) descobriu as ruínas de Troia e de Micenas, foi preciso reformular esses conceitos."  
(André Wagner Rodrigues, também autor do vídeo - historiaemperspectiva.com)


O vídeo segue abaixo:




  
A queda de Troia
por Johann Georg Trautmann 
Da coleção dos grão-duques de Baden, Karlsruhe. 
(pt.wikipedia.org)

2 comentários: