segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Roteiro de estudo (detalhado) para a prova do dia 18 de agosto

Calvin & Haroldo - Bill Watterson

Para que não tenha que fazer como o Calvin, aí vai, com antecedência, o que você já pode ir estudando...

Povoamento da América - Cap. 3

·         As incertezas – quanto às datas, por exemplo;
·         as ondas migratórias – tipos humanos: negroides e mongoloides e suas características; 
·         o caminho dos povoadores – a Beríngia;
·         a agricultura e a domesticação de animais – Mesoamérica e zona andina central;
·         a arqueologia brasileira – os materiais encontrados nas escavações; os principais sítios arqueológicos (MG, PI e os sambaquis do litoral sul e sudeste).  

Final do Neolítico – nascimento das cidades – Cap. 4

·      A agricultura e a criação de gado: 
- a criação de utensílios e técnicas e o aumento da produtividade / a produção do excedente  e o surgimento do comércio
·      A criação da escrita – a quem essa invenção se destinava?
·      O processo de sedentarização: 
- o pleno desenvolvimento da agricultura e da domesticação de animais;
 - a especialização do trabalho;
 - a diferenciação social;
 - o poder político centralizado;
 - o exército profissional;
 - a arquitetura sólida;
 - enfim, a vida sedentária;
 
 ou se
ja, os elementos que definem uma cidade.

Mesopotâmia – Cap. 5

·      Os poderes do rei antigo – o rei como a personificação do Estado;
·      a arquitetura religiosa e real;
·      a servidão coletiva;
·      o politeísmo;
·      a teocracia.
 Obs.: A escravidão - existia, mas os escravos eram poucos.


Estude pelo livro, pelo caderno (principalmente os exercícios assinalados e as anotações sobre servidão coletiva) e aqui pelo blog. 


BOM ESTUDO E, CERTAMENTE, 
BOA PROVA!

3 comentários: