quarta-feira, 6 de julho de 2016

O Palácio de Versalhes

Le Château de Versailles:
700 cômodos, 67 escadarias, 352 chaminés, 1250 lareiras, 2153 janelas e... 9 banheiros

   "Maior e mais célebre palácio da França, Versalhes é o retrato ao mesmo tempo dos exageros delirantes e do requinte extremo da nobreza que mandou no país durante séculos. Também personifica o tamanho do ego de Luís XIV, que em 1682 instalou lá o governo e uma corte de aproximadamente 6 mil pessoas. Louco por luxo, contratou os melhores profissionais de cada área – entre eles o paisagista André Lê Nôtre, responsável pelos imbatíveis jardins do lugar – para que o palácio representasse não só a melhor estética clássica da França, mas também toda a sofisticação de seus mandatários." (viajeaqui.abril.com.br)

Para mais fotos de Versailles, clique AQUI.

Para ir ao site oficial de Versailles (disponível em francês, inglês, espanhol e outras línguas -- menos a nossa), clique AQUI.

Para saber mais sobre Versailles, clique AQUI

   Quer assistir a um filme (muito bom!) cuja principal locação fora o próprio Palácio de Versailles e mostra todo o luxo e ostentação da corte de Luís XVI? Sabe que filme é esse? Marie-Antoinette, de Sofia Coppola. Veja a sinopse, retirada do AdoroCinema:

 "A princesa austríaca Maria Antonieta (Kirsten Dunst) é enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI (Jason Schwartzman), como parte de um acordo entre os países. Na corte de Versailles ela é envolvida em rígidas regras de etiqueta, ferrenhas disputas familiares e fofocas insuportáveis, mundo em que nunca se sentiu confortável. Praticamente exilada, decide criar um universo à parte dentro daquela corte, no qual pode se divertir e aproveitar sua juventude. Só que, fora das paredes do palácio, a revolução não pode mais esperar para explodir." 

Assista ao trailer:



4 comentários:

  1. Vi as fotos! São lindas! Adorei os lustres! O jardim é maravilhoso, parece que foi desenhado! Adorei aquela casa campestre, parece tão aconchegante e é tão fofa <3 ! Professora, o que são aqueles desenhos no teto? Aparece vários deles nos filmes, inclusive no desenho A Bela e a Fera! A fonte de Apolo é muuuuuito linda! <3 Poxa é tudo tão bonita que fiquei com vontade de ir lá ver agora!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nathalia!

    Ah, lá é tudo deslumbrante... A gente fica até abobalhado, sem saber se olha para as paredes, ou para o teto, para o chão... Tudo é cheio e detalhes e belezas...
    De certa forma, o jardim foi desenhado, sim: ele fora projetado antes de ser feito. E o paisagista contratado era um bam bam bam da época... Lembra? O rei queria ostentar o máximo que pudesse!
    Aqueles desenhos no teto variam... Às vezes retratam episódios da mitologia grega, por exemplo, às vezes momentos da vida do rei, enfim.
    Eu também amei essa parte "bucólica" da Maria Antonieta, pena que quando eu fui era início do outono e a vegetação ainda era escassa. Mas era tudo lindo, de qualquer forma... Foi um dos melhores dias da viagem! Sofia fala isso até hoje (foi o único dia em que ela não reclamou de coisa alguma).

    Muitos beijos!

    ResponderExcluir