Entre os séculos V e IV a.C., período da história grega conhecido como Clássico, as cidades gregas atingiram o seu apogeu (auge, ápice), ocorrendo a consolidação da cidade-Estado como forma de organização política.
Existiram muitas cidades-Estado gregas na Antiguidade; e com histórias bastante diferentes: o mundo grego não era um Estado unificado, como vimos. Dentre elas, Atenas e Esparta eram as mais destacadas. A primeira, pelo regime democrático e pelas realizações culturais; a segunda, pelo militarismo e pela desvalorização da individualidade.
Na aula de abertura sobre Esparta, analisamos um texto de Plutarco sobre a educação dos meninos espartanos e constatamos que esta enfatizava, afinal, a obediência às ordens, a resistência à dor, ao frio, à fome, à fadiga e buscava, sempre, a vitória em combate. Ou seja, o que se esperava do espartano era que ele fosse uma "máquina de guerra" insensível e obediente.
O filme "300", de Zack Snyder, inspirado nos quadrinhos homônimos de Frank Miller, traz uma cena que ilustra muito bem o que lemos no texto de Plutarco: trata-se do treinamento do rei Leônidas quando menino. Tentei encontrar no YouTube a tal cena. Contudo, só a encontrei como uma seleção feita por um blog chamado "Papo de Líder", que, inclusive, bloqueou sua incorporação, ou seja, não pude colocar o vídeo direto aqui no blog. Ah, mas, para ver a cena, é só clicar no link abaixo:
Cena de "300" sobre o treinamento do jovem (e futuro rei) Leônidas
E aí, o que você achou? Poste um comentário!
E aí, o que você achou? Poste um comentário!
Bom Professora,Vi o Video Confesso que fiquei com um pouquinho de medo.Senti pena do Garoto e da Mãe dele ao Vê-lo partindo.Quando Puder posta Mais bjs !
ResponderExcluirprofessora eu vi o video e fiquei com pouco de medo . tinha uma parte que me deixou assustada por causa que dise que ele ia pro mundo da violência . Mas achei interesante , uqando achar mais pode postar.Tchau!
ResponderExcluirNossa!Achei horrível!
ResponderExcluirsenti muita pena dos meninos de lá!
mas tenho uma pergunta.
quem treinava os meninos?
bjs!
Achei um terro com as crianças, e muita brutalidade, logo cedo aprendendo a lutar com pessoas adultas
ResponderExcluirOlá, Isabela!
ResponderExcluirQuem chefiava cada tropa era o "irens", que tinha mais ou menos 20 anos e era o mais inteligente, sério e ousado entre todos os meninos. Havia, também, a supervisão dos anciãos.
caramba prof fiquei aterrorizada.
ResponderExcluir*tadinho do urso(seja la o q for)
incrivel e assustador ao mesmo tempo!
ResponderExcluirprofessora os meninos iam para o treinamento militar e as meninas(crianças)o que faziam
Prof. achei esse treinamento super brutal ,a pessoa ainda criança tendo que sofrer o aprendizado a força, e coitada da mãe viu o desespero dela vendo o filho ser levado. Principalmente os bebes jogados pelo penhasco
ResponderExcluirSUPER TERRÍVEL
Que medo...
ResponderExcluirProfessora , existe um jogo para Playstation 2 chamado "Spartan Total Warrior" cujos objetivos incluem escoltas, capturas, destruições e descobertas de Esparta.Esse jogo eu indico para pessoas que queiram saber pessoalmente sobre as guerras de esparta.
ResponderExcluirUau,fiquei meio chocada com a parte que que ele matou o lobo.E percebi que como é cruel a vida espartana.Vai lá no meu blog professora.
ResponderExcluirASS:
Jade
Adorei o vídeo, profª!
ResponderExcluirMuito legal!
Um beijo.
Isabelle 606
Professora fiquei aterrorizada com o vídeo.O menino sendo chicoteado, tendo que matar um lobo para sua sobrevivência só com uma lança foi horrível.
ResponderExcluirBjos Raquel 604
Já vi este filme, só a parte final, é bem legal!A postagem tembém!
ResponderExcluirBjs,
Carol 603
Muito legal professora!
ResponderExcluirBeijos,Ana Clara 606