sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A educação em Esparta

       
             (Imagem do filme "300", retirada do site Cine Pop

       
        Entre os séculos V e IV a.C., período da história grega conhecido como Clássico, as cidades gregas atingiram o seu apogeu (auge, ápice), ocorrendo a consolidação da cidade-Estado como forma de organização política.  
Existiram muitas cidades-Estado gregas na Antiguidade; e com histórias bastante diferentes: o mundo grego não era um Estado unificado, como vimos. Dentre elas, Atenas e Esparta eram as mais destacadas. A primeira, pelo regime democrático e pelas realizações culturais; a segunda, pelo militarismo e pela desvalorização da individualidade.  
Na aula de abertura sobre Esparta, analisamos um texto de Plutarco sobre a educação dos meninos espartanos e constatamos que esta enfatizava, afinal, a obediência às ordens, a resistência à dor, ao frio, à fome, à fadiga e buscava, sempre, a vitória em combate. Ou seja, o que se esperava do espartano era que ele fosse uma "máquina de guerra" insensível e obediente. 
O filme "300", de Zack Snyder, inspirado nos quadrinhos homônimos de Frank Miller, traz uma cena que ilustra muito bem o que lemos no texto de Plutarco: trata-se do treinamento do rei Leônidas quando menino. Tentei encontrar no YouTube a tal cena. Contudo, só a encontrei como uma seleção feita por um blog chamado "Papo de Líder", que, inclusive, bloqueou sua incorporação, ou seja, não pude colocar o vídeo direto aqui no blog. Ah, mas, para ver a cena, é só clicar no link abaixo: 
Cena de "300" sobre o treinamento do jovem (e futuro rei) Leônidas

E aí, o que você achou? Poste um comentário!

           

15 comentários:

  1. Bom Professora,Vi o Video Confesso que fiquei com um pouquinho de medo.Senti pena do Garoto e da Mãe dele ao Vê-lo partindo.Quando Puder posta Mais bjs !

    ResponderExcluir
  2. professora eu vi o video e fiquei com pouco de medo . tinha uma parte que me deixou assustada por causa que dise que ele ia pro mundo da violência . Mas achei interesante , uqando achar mais pode postar.Tchau!

    ResponderExcluir
  3. Nossa!Achei horrível!
    senti muita pena dos meninos de lá!
    mas tenho uma pergunta.
    quem treinava os meninos?
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Achei um terro com as crianças, e muita brutalidade, logo cedo aprendendo a lutar com pessoas adultas

    ResponderExcluir
  5. Olá, Isabela!
    Quem chefiava cada tropa era o "irens", que tinha mais ou menos 20 anos e era o mais inteligente, sério e ousado entre todos os meninos. Havia, também, a supervisão dos anciãos.

    ResponderExcluir
  6. caramba prof fiquei aterrorizada.
    *tadinho do urso(seja la o q for)

    ResponderExcluir
  7. incrivel e assustador ao mesmo tempo!
    professora os meninos iam para o treinamento militar e as meninas(crianças)o que faziam

    ResponderExcluir
  8. Prof. achei esse treinamento super brutal ,a pessoa ainda criança tendo que sofrer o aprendizado a força, e coitada da mãe viu o desespero dela vendo o filho ser levado. Principalmente os bebes jogados pelo penhasco

    SUPER TERRÍVEL

    ResponderExcluir
  9. Professora , existe um jogo para Playstation 2 chamado "Spartan Total Warrior" cujos objetivos incluem escoltas, capturas, destruições e descobertas de Esparta.Esse jogo eu indico para pessoas que queiram saber pessoalmente sobre as guerras de esparta.

    ResponderExcluir
  10. Uau,fiquei meio chocada com a parte que que ele matou o lobo.E percebi que como é cruel a vida espartana.Vai lá no meu blog professora.
    ASS:
    Jade

    ResponderExcluir
  11. Adorei o vídeo, profª!
    Muito legal!
    Um beijo.
    Isabelle 606

    ResponderExcluir
  12. Professora fiquei aterrorizada com o vídeo.O menino sendo chicoteado, tendo que matar um lobo para sua sobrevivência só com uma lança foi horrível.
    Bjos Raquel 604

    ResponderExcluir
  13. Já vi este filme, só a parte final, é bem legal!A postagem tembém!
    Bjs,
    Carol 603

    ResponderExcluir
  14. Muito legal professora!
    Beijos,Ana Clara 606

    ResponderExcluir