quinta-feira, 16 de abril de 2015

Os povos nômades: ontem e hoje, dentro e fora do Brasil - imagens

Pastores nômades acampando perto de Namtso em 2005. 
Aproximadamente 40% da população do Tibete são nômades ou semi-nômades.
(Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Nomadismo)



Família Sami da Noruega, por volta de 1900. 
Renas têm sido criadas por povos nômades árticos e subárticos há séculos.
(Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Nomadismo)



Litografia de 1848 mostrando nômades Ghilzai no Afeganistão.
(Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Nomadismo)



Grupo contemporâneo de nômades do Afeganistão
(fonte:www.brasilescola.com) 



Saharauis - cultura secular, de tradições e língua comum: o Hassania
(Fonte: aapsocidental.blogspot.com)



Iurta: tenda dos tsaatan - criadores de renas que vivem isolados na fronteira com a Rússia, entre a taiga e as montanhas.
Não há um bairro de iurtas, como na maioria das cidades da Mongólia. As iurtas – ou gers, em mongol – são tendas circulares, com estrutura de hastes de madeira, cobertas por uma camada de feltro no interior, outra intermediária de tecido impermeável ou plástico e por último uma lona branca, que funcionam como isolantes no calor ou no frio. Mantêm o frescor no verão de trinta graus e o calor no inverno de menos trinta.
(Fonte: odeporica.blogspot.com)



Povo cigano ou "romani"
(Fonte: eudirancarneiro.quinarionline.com)



Ciganos em Planaltina - DF
(Fonte: memoria.ebc.com)

6 comentários:

  1. Eu gostaria de ser nomade, imagina morar em vário lugares diferentes! Seria bem legal :>
    Clara 602

    ResponderExcluir
  2. Bom achei interessante saber que há vários desses no Brasil
    João Victor 606

    ResponderExcluir
  3. É mesmo, Clara? Ah, acho que esse modo de vida não combina comigo, não...

    Pois é, João Victor, o nomadismo não é coisa só do paleolítico, não...

    Beijos para vocês!

    ResponderExcluir
  4. Olá professora aqui é a Luiza e gostei muito de saber que há povos nômades pelo Brasil inteiro e como a Clara também gostaria de ser uma nômade.
    Luiza Castelo turma:606

    ResponderExcluir
  5. ola eu me chamo maria eduarda e estou no 4 ano e tenho 9 anos e presizava fazer uma pesquisa sobre os nomades para um trabalho na escola . eu entrei nesse site e fiquei super enteressada sobre o assusto muito legal saber sobre isso . beijã para todos voces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com o seu interesse, Maria Eduarda! E mais ainda se eu pude ajudá-la a fazer o trabalho sobre os povos nômades.

      Beijos,
      Alessandra

      Excluir