segunda-feira, 20 de junho de 2011

Anatomia de uma múmia - 2ª edição

  
Anúbis 
(deus com cabeça de chacal protetor das múmias)
Site da imagem: hist7alfandega.blogspot.com (10/09/10)

    Nas aulas desta e da próxima semana, veremos que nas tumbas dos egípcios antigos (os das camadas mais privilegiadas), poderiam estar guardados objetos do dia-a-dia, bebida e comida, roupas, armas, mobília, além dos papiros funerários, hoje conhecidos como "Livro dos Mortos". Tudo isso nos revela muitas informações sobre como era a vida no Egito Antigo e constitui, assim, importantíssimos documentos desta época
   A maioria da população, contudo, era sepultada em covas rasas cavadas no deserto.  

   Clicando no link Discovery Brasil, você encontrará a reconstituição de uma tumba, com seus possíveis conteúdos originais. Como modelo, foi escolhida a de Menna - um oficial que viveu durante o reinado de Tutmés IV (1400 - 1390 a.C.) ou de seu sucessor, Amenhotep III -, localizada na margem ocidental do rio Nilo, em Luxor.

  • São três etapas: a capela, a tumba e a múmia. Ao clicar nas paredes da capela você aprenderá sobre as crenças dos egípcios antigos. Ao entrar na tumba, verá como e com quais objetos eram enterrados os mortos. Finalmente, ao chegar na múmia, você participará do processo de embalsamamento.
  • Observe atentamente toda a variedade de itens que deveriam acompanhar este homem em sua morte ou, como acreditavam, em sua vida eterna.
  • Na tumba, você é quem conduzirá o embalsamamento, através de um interativo que descreve todo o processo.

Vamos lá, aproveite!
(E depois me conte como foi...)
 
 
Esta é uma reedição de outra postagem, 
de 10 de setembro passado, deste mesmo blog. 

39 comentários:

  1. Olá,Professora Alessandra,
    Muito interessante, amei a postagem !
    Visitei o site em que se encontrava a reconstituição de uma tumba vi todos os objetos que constituíam essa tumba,os sarcófagos,o vestuário,as bebidas e as comidas, os objetos domésticos, os vasos canópicos, as imagens ushabiti e os papiros funerários.
    Também vi os outros dois itens, nas quais são A CAPELA e a A MÚMIA(sendo o jogo).
    Cliquei em tudo que se encontrava nas paredes do item A CAPELA para saber mais um pouco sobre as pinturas que nelas estavam expostas e os tipos de parede, cada um dos 12 setores eram compostos por pinturas e outros itens.
    Adorei o jogo sobre o processo de embalsamento, acertei todas as 10 perguntas.

    Beijos,
    Diovana (602)

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Diovana!
    Fico feliz por você ter aproveitado (e aprendido) tanto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Anônima disse:

    Professora, adorei a postagem. É como se você fosse um dos sacerdotes que embalsamavam as múmias!!!
    Bjs!!!!

    Carolina (602)

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei professora,muito bom,gostei mais da parte da múmia porque além de eu aprender muito sobre o embalsamento,havia um jogo interessante.Nas capelas o que eu achei de mais interessante foi o
    fato de que eles esculpiam nas paredes caçadas,o tribunal,oferendas e a porta falsa (que eu não entendi muito).Na tumba,também achei de interessante que eles botavam objetos domésticos,vasos,bebida,comida e muito mais.
    E para terminar eu digo que gostei mesmo e aconselho a toda galera do blog a ver também é muito bom.

    Rodrigo_601

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, Carolina e Rodrigo! Este interativo é mesmo muito legal, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adoooorei professora , me senti como se eu estivese dentro da capela e meu irmão mais novo pediu pra mim ensinar pra ele !

    Bjs ,
    Mariana Gomes ( 601)

    ResponderExcluir
  7. Olá professora.Venho para dizer que eu adorei o link. Aprendi muito e o mais legal, me divertindo. Adorei o jogo e acertei 9/10. Fui bem, rsrs.Aconselho para todos. Não gostei muito foi da parte de ficar clicando nas paredes, mas não deixei a preguiça me dominar e cliquei em tudo!Adorei a parte da tumba que vi tudo o que colocavam na tumba para partir para a vida eterna. MUITO INTERESSANTE! O jogo foi muito bom, aprender tudo sobre o embalsamento. Confesso que no início fiquei com um pouco de medo, mas depoi adorei. Para falar a verdade eu até queria que mostrassem a múmia como fica, passo a passo.Estou sabendo bem da matéria, acho que me darei bem na prova. Obrigada pela postgem.
    carolina pires, 601

    ResponderExcluir
  8. Adorei a postagem foi bem legal ver como eles faziam a mumificação

    Victor
    603

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carolina (601)!
    É, as paredes da capela dão mesmo uma certa preguiça, mas vale a pena clicar em todas: ali estão informações muito interessantes. E, como falei, a parte sobre a múmia é super tranquila... não dá medo algum!
    Bom que gostou!

    Beijos para você e também para Mariana e para o Victor!

    ResponderExcluir
  10. professora adorei muito legal
    bjs verônica

    ResponderExcluir
  11. é maneiro, e eu acertei tudo no jogo da múmia, parece que eu vou para a vida eterna :>
    Lucca 604

    ResponderExcluir
  12. nossa eu joguei o jogo e acertei 9 passos de 10. Eu aprendi muito e adorei!!!

    ResponderExcluir
  13. Professora ,
    Foi muito legal, até a minha irmã jogou !De dez eu acertei nove !

    Ana Carolina Gonçalves -601

    ResponderExcluir
  14. Acertei 8 de 10 Professora ( eu chutei uns 4 ) mas foi muito legal gostei

    ResponderExcluir
  15. Professora muito legal esse joguinho gostei muito acertei 8 de 10 ( chutei uns 4 ) mas eu gostei

    ResponderExcluir
  16. Muito intereçante as pinturas nas paredes

    ResponderExcluir
  17. PROFESSORA,
    AMEIIIIIIII A POSTAGEM.
    ACERTEI TODAS AS ETAPAS SEM ERRO.
    GOSTEI DAS PINTURAS QUE FICAM NA PAREDE(SÃO INTERESSANTES)!!!!!
    ADOREI,
    ANA ANGÉLICA________603

    ResponderExcluir
  18. Professora!
    Adorei participar do embalçamento da múmia!!
    Acertei tudooo!! :P
    Bjs Fernando T:604

    ResponderExcluir
  19. Olá,Professora,adorei muito o jogo,principalmente a parte do embalsamento, comfesso que começo até que me deu um pouco de preguiça, mas depoipois o jogo foi ficando mais interessante.Que bom que consigui acertar as 10 perguntas, e acredito que foi por causa da boa vontade que eu tive, e de ter prestado atenção na sala de aula...
    E tudo isso eu fiz falando pelo telefone, com minha amiga Anna Beatriz, também da minha turma.Agora acredito que o jogo facilitou os meus estudos a ficarem muito mais divertidos.

    Beijos!!!Paula>>>>>T:(604).

    ResponderExcluir
  20. É isso aí, gente! Sabia que gostariam...

    ResponderExcluir
  21. Oi professora!Amei essa postagem!É super interessante e nós aprendemos brincando!
    Ana Clara-606

    ResponderExcluir
  22. professora adorei acertei 7 depois 9 depois 10 foi interessante legal e divertido não erro na prova se cai
    ps:gostei tambem das outras postagem sobre o egito
    Giulia
    604

    ResponderExcluir
  23. professora Alessandra amei o jogo e também gostei muito das curiosidades que tinha dentro da capela.
    Juliana 601

    ResponderExcluir
  24. Professora gostei muito li tudo direitinho . Seria bom se toda a matéria tivesse um divertimento desse
    acertei 10 de 10 . Estava muito fácil

    Anderson
    T 601

    ResponderExcluir
  25. Adorei professora,muito legal!! Adorei esse interativo,me sinto como se estivesse lá!
    Beijos,
    Vitória (602)

    ResponderExcluir
  26. Ameeei o jogo!
    Acertei tudo!Isso porque a senhora tinha explicado tudo antes!
    As 12 paredes da capela são muito interessantes!
    A parede 5 mostrando a pesagem do coração e na parede 10, Menna e sua esposa recebendo as oferendas.Mas eu adorei a preparação que os parentes faziam para quando o "morto" voltasse à vida eterna.

    Obrigada pela aula sobre o processo de mumificação e a postagem do blog!

    Ana Maria Darze
    T 601

    ResponderExcluir
  27. Dessa vez acertei tudo

    Rodrigo_601

    ResponderExcluir
  28. Professora o jogo é muito legal mesmo.Poque você não bota mais jogo ia ser legal

    ResponderExcluir
  29. Professora,
    adorei o jogo e aprendi muito com ele, joquei varias vezes e acertei todas as perguntas,que pena que não aparece a parte que o cerebro é retirado fora isso o jogo é muito legal.
    Raquel 604

    ResponderExcluir
  30. ADOREI PROFESSORA,O JOGO,NO COMEÇO EU FUI ERRANDO MAIS MINHA PONTUAÇÃO FOI 7 E DEPOIS EU7 FUI ACERTANDO MAIS E MAIS E MINHA PONTUAÇÃO SUBIU PARA 8.

    ResponderExcluir
  31. ADOREI A POSTAGEM PROFESSORA!!!
    É muito legal o jogo da múmia!
    Um beijo,
    Isabelle- 606

    ResponderExcluir
  32. Professora!!!!!
    Amei a postagem
    Tive 9 acertos no jogo da múmia, mas isso foi graças a sua aula de hoje.
    Muito obrigada pela aula e pela indicação.
    Beijos
    Carol ( 606 )

    ResponderExcluir
  33. Muito legal e interessante professora.Adorei a postagem e o jogo(no jogo eu acertei tudo).

    Anna Bheatriz(606)

    ResponderExcluir
  34. Muito legal professora.
    Adorei a postagem e o jogo(no jogo eu acertei tudo).

    Anna Bheatriz(606)

    ResponderExcluir
  35. Muito interessante esse jogo.
    Além de ser divertido, faz os alunos aprenderem mais sobre os Egípcios na parte de sua religião.
    Achei muito perfeito o gráfico da capela, da tumba e da múmia.
    Parece que não esqueceram nada.

    Acertei 9 de 10 perguntas no jogo.

    Lara Bicalho (606)

    ResponderExcluir
  36. Maria Clara Barja t:601 *-*2 de julho de 2011 às 20:30

    Professora,amei a matéria Egito.Hoje,quando estava no cp entrei no wikipédia e aproveitei para ler mais sobre Egito,sus deuses e suas respectivas história.Já jogei mas como estava com pressa não prestei muinta atenção,desulpe mas hoje a proxima coisa que farei será jogar,prometo pode me cobrar na 3 feira dia 5.Juro!!

    ResponderExcluir
  37. Oi professora estou feliz pois as provas estão acabando e as férias chegando :), mas estou triste pois vou ficar longe de vocês :(, bom vamos ao que interessa... de primeira acertei tudo e depois errei tudo para saber o que acontecia
    CARAMBA!!!!!!
    Ficou assim : \ teria pena do corpo que errasse tudo tchau O/

    João Pedro (602)

    ResponderExcluir
  38. Outra coisa:
    As partes para ler dão uma preguissa!!!
    tchau fessora até agosto

    JP
    (602)

    ResponderExcluir
  39. Maravilhoso
    Matheus
    t:606

    ResponderExcluir