quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Como era um zigurate?

    Nesta semana, continuamos os estudos sobre a  Mesopotâmia, mais precisamente sobre a arquitetura religiosa e real. Vimos como e o quanto suas construções imponentes refletiam o poder do Estado, da força militar e da autoridade religiosa.
    Movida pela e pela coerção, e sob o regime de servidão coletiva, a maioria camponesa (população livre) era obrigada a trabalhar nestas grandes construções e obras públicas, além de entregar parte da sua produção ao palácio e aos templos. 
    Um exemplo de construção mesopotâmica grandiosa e imponente é o zigurate, torre onde ficava o templo religioso. Como a religião era politeísta e cada templo era dedicado a um único deus, havia vários zigurates nas cidades. Sua "construção é no formato de pirâmides feitas com tijolos de barro. Essas pirâmides representam o encontro do céu com a terra. É interessante notar que as escadas foram feitas de tal forma que fosse possível chegar fisicamente ao templo, localizado na parte mais alta." (EP - USP) 

   
    Quer saber mais e ver mais imagens dos zigurates? Clique nos links abaixo, que integram o material de apoio da disciplina "Introdução à mecânica das estruturas", na parte referente à arquitetura da Mesopotâmia, ministrada aos alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
   


Fonte: Newhouse, E. L., ed., The Builders,
The National Geographic Society, Washington, D.C., 1992.

     
Saiba ainda mais...



    15 comentários:

    1. Muito interessante, sem dúvidas eram construções muito imponentes.

      ResponderExcluir
    2. Professora ,
      Adorei está postagem sobre zigurate!!!!
      Até 5º-feira!!!!!!!!!

      ResponderExcluir
    3. Professora, quando você tinha comentado em sala que um zigurate era grande eu acreditei mas a escadaria é grande de mais(Pena que não existia elevador...)

      ResponderExcluir
    4. Professora você disse que nos zigurates haviam portais de Ishtar.Eu queria saber o que significa Ishitar se você achar.

      Bjs Matheus 603

      ResponderExcluir
    5. Professora,é muito grande essa escadaria nem a credito e tadinhos nem sonhavam que existiria um elevador!!!
      coitados por ter que subir nisso tudo!!

      ResponderExcluir
    6. Olá, Matheus!
      Não foi bem assim... O que disse foi que era através do Portal de Ishtar que se entrava na avenida que conduzia ao zigurate dedicado ao deus Marduk.
      Bom, para mais detalhes, veja o que acabei de postar!
      Um beijo!

      ResponderExcluir
    7. adorei saber o que é um zigurate , apesar de que eu ja sabia, por que a senhora esplicou, mas aqui no blog é diferente, é tudo mais detalhado, e da vontade de aprender sempre mais !!
      mas tenho uma duvida,cada zigurate era de um deuz só , ou de varios ???)

      favor responder na aula de histórea(próximo sabado

      ResponderExcluir
    8. Cada templo era dedicado a um único deus.
      Lembra que os povos da Mesopotâmia eram politeístas? Pois é, por isso havia tantos zigurates nas cidades de lá!

      ResponderExcluir
    9. Sou professor universitário e pedagogo, além de Técnico em Comunicação Social e parabéns para a "repórter" e a professora pela criação deste blog. Ficou um verdadeiro documentário jornalístico.

      ResponderExcluir
    10. Olá, Profª Alessandra,
      Muito interessante a postagem sobre os Zigurates!
      As escadas desse Zigurate de Ur e gigantesca, ah também gostei de saber que a Torre de Babel é um Zigurate (e ainda por cima um Zigurate de Marduk).

      Beijos.

      Diovana (602)

      ResponderExcluir
    11. legal.Quantas escadas que tem para chegar ao apogeu.

      ResponderExcluir