sexta-feira, 11 de novembro de 2011

"Ilíada": algumas edições à sua escolha


Homero e seu guia
por William-Adolphe Bouguereau (1825-1905). 
A cena retrata Homero no Monte Ida, cercado por cães
e guiado pelo criador de cabras, Glaucus.
(Fonte: pt.wikipedia.org)



"Ilíada é o mais antigo documento da civilização helênica conhecido até agora. Por intermédio dessa fabulosa obra, que narra a saga de duas nações em guerra, pode-se ter um inestimável entendimento da Grécia antiga e dos povos que faziam parte do mundo de então." (livrariasaraiva.com.br)

[Com a Ilíada,] "o leitor conhece os motivos e as histórias que se entrelaçam com a guerra de Troia, pois foi a partir de inúmeros mitos preexistentes e suas personagens que o divino poeta Homero, fictício ou real, construiu uma obra magnífica e nos revelou os deuses e os homens num mesmo campo de batalha." (travessa.com.br)


Ilíada: a Guerra de Troia - Editora Odysseus

    "Quem nunca ouviu falar da guerra de tróia? Essa história é até hoje muito conhecida pois tem como principal fonte um clássico da literatura universal: a Ilíada, de Homero. 
    No entanto, a história da guerra de Tróia não se restringe ao conteúdo da Ilíada. Na verdade, nesta grande obra não constam, por exemplo, os eventos que levaram à guerra, ou o episódio do cavalo de madeira. 
    Neste volume, Stephanides adicionou à Ilíada outras fontes que narram a história, incluindo fatos de grande importância para o entendimento do mito. 
    A guerra de Tróia teve sua origem bem antes de nascerem os heróis que nela tomariam parte, com a disputa entre as deusas Hera, Atena e Afrodite pelo pomo da discórdia. Esse pomo fora enviado pela deusa Discórdia durante uma festa à qual ela não fora convidada. Ele era todo de ouro e continha a inscrição: "para a mais bela". Ora, as três deusas consideravam-se a mais bela e, assim, nasceu uma desavença que duraria muito tempo. Para solucionar a causa, Zeus mandou as deusas procurarem Páris, príncipe de Tróia, um jovem muito belo, forte e inteligente. 
    Páris aceitou ser juiz da causa, mas decidiu examinar as deusas separadamente. Todas eram belíssimas, é claro, mas mesmo assim valeram-se de artimanhas para obter o pomo. Hera prometeu dar riqueza e poder a Páris; Atena prometeu fazer dele um guerreiro notável e sábio; Afrodite ofereceu-lhe a bela Helena como esposa. 
    Apesar de querer fazer um julgamento justo, o jovem não pôde recusar a oferta de Afrodite, e entregou-lhe o pomo. Isso porque Helena era a mulher mais bela que já existira sobre a Terra, pois era a única filha de Zeus com uma mortal. Sua beleza era tanta que todos os jovens da Grécia queriam casar com ela, e um oráculo profetizara que ela seria a causa da mais terrível guerra de todas. Assim, quando ela se tornou moça e os pretendentes foram se apresentar ao rei de Esparta, que a criara como se fosse sua filha, eles foram obrigados pelo rei a fazer um juramento de que aquele que desposasse Helena seria defendido pelos outros se alguém a raptasse, provocando uma guerra. E a bela pôde escolher aquele que mais a agradava - e este era Menelau. 
    Anos depois, Páris soube de sua ascendência e voltou para junto de seu pai, Príamo. Tudo corria bem, até que o jovem decidiu buscar o presente que recebera de Afrodite, ou seja, a bela Helena. Então, raptou-a e a levou para Tróia. 
    Assim nasceu a mais terrível guerra daqueles tempos antigos, que durou 10 anos e contou com a ajuda de diversos deuses, além de poderosos heróis como Odisseu, Aquiles e Agamêmnon, ao lado de Menelau, e Heitor e Enéias, ao lado de Páris. 
    O livro de Menelaos Stephanides conta, pela primeira vez em língua portuguesa, toda a história da guerra, num panorama completo e pormenorizado deste triste e belo mito." (odysseus.com.br)


Ilíada - Editora Scipione
(Coleção Reencontro Infantil)

"Na Grécia antiga, três deusas do Olimpo disputam o título de “a mais bela”. Origina-se aí a guerra de Troia, que dura dez anos e envolve deuses e mortais. O conflito tem início quando Páris, príncipe troiano, apaixona-se por Helena, rainha de Esparta, raptando-a. Revoltados e sob comando do rei Agamenon, os gregos partem rumo e Troia para resgatar a esposa do rei." (scipione.com.br)
Ilíada - Editora Scipione
(Coleção Reencontro Literatura)

   "Na Grécia antiga, três deusas do Olimpo disputam o título de “a mais bela”. O mortal troiano Páris é escolhido para decidir a competição.
 Seu voto vai para Afrodite, que, em retribuição, concede-lhe o direito de ter a mulher mais linda do mundo: Helena, esposa do chefe grego Menelau. Depois de seduzi-la, Páris conduz a amada para Troia, desencadeando a ira de Menelau. Assim, tem início a famosa guerra mítica entre gregos e troianos. Construída sobre as paixões humanas e divinas, a história tem como pano de fundo o eterno conflito entre o bem e o mal." (scipione.com.br)





A Ilíada em quadrinhos - Editora Cortez

   "Nesta adaptação de texto em forma de quadrinhos, o leitor é apresentado a uma obra-prima da Literatura Universal: A Ilíada. Escrito pelo poeta grego Homero, este poema épico narra os anos finais da Guerra de Troia. Após o rapto de Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta, pelo príncipe troiano Páris, os gregos unem-se para lutar contra Troia. Esta história envolvente e empolgante, repleta de deuses e heróis, vai encantar os leitores de todas as idades!" (travessa.com.br)





11 comentários:

  1. Professora, o que eu li foi o da Editora Odysseus (ILÍADA: a Guerra de Troia).

    Beijos,
    Diovana Bezerra (602).

    ResponderExcluir
  2. O que li, há mais de 20 anos, era do Círculo do Livro (acho)...
    Muito boa a história, não é?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Professora pelo que eu li sobre estes livros eles parecem ser muito interessantes. Pois falam de muitas coisas que vc anda ensinando para a gente e além disso a história é divertida. só pude ler as postagens hoje pq o meu computador deu problemas. Mais vou ver se a minha mãe compra algum destes livros para mim ok. E valeu pela dica

    Carolinna Victória
    601

    ResponderExcluir
  4. Caso leia algum destes livros, depois me conte...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. oi professora, sou eu o marcos paulo, vc sempre confundi meu nome

    eu estava vendo que a capa,o desenho de cada edição das ilíadas é difernte !
    Ó EU ENTREI, AGORA SÓ FALTA O GABRIEL, UM ABRAÇO!!!

    Marcos Paulo

    ResponderExcluir
  6. Parecem ser super interessantes.
    Vou ver se minha mãe compra algum pra mim.
    Beijos,
    Isabelle Fernandes, 604.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Marcos!

    Ah, é mesmo, vivo trocando nomes... Até os das pessoas da minha família! Acredita?

    São várias as edições da Ilíada! Também, um livro tão antigo e famoso...

    Fiquei feliz por ter entrado no blog! Espero ver seus comentários mais vezes!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Vou procurar o primeiro livro naslivrarias...A postagem foi ótima pois vai nos ajudar a procurar bons livros para a P.I ( para alunos conhecida como prova impossível), obrigado professora Alessandra!
    Carol 603

    ResponderExcluir
  9. 1°-Olá professora, estou aqui para agradecer por ser esta ótima professora o ano todo, eu que já gostava de história, agora estou fascinado por ela. A senhora é realmente uma ótima professora.
    2°-Tambem queria dar uma dica para o blog.Tem um programa da TRU TV
    que se chama "o guerreiro mais letal" que esplica como eram as armas e o modo de agir de guerreiros. Ele fazem isso com simulações e representantes das facções. As cenas são fortes, mas ninguem se fere, so cadaveres de animais e bonecos de gel com sangue falso.Eu ja assisti vários como o Astecas VS Zulus e C.I.A. VS K.G.B. No final do programa eles fazem uma grande simulação para saber "quem é o guerreiro mais letal".
    3°-Desculpe professora mas eu não sei por vídeos no blog para a senhora, mas é so pesquisar no you tube que vai estar lá. Ah!A classificação etária é de 14 anos.
    4°-Obrigado professora, tudo de bom,feliz ano novo e que a senhora prospere muito em sua carreira.

    Felipe Perini n°9
    T: 602

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Felipe!
    E você é um ótimo aluno, mesmo. É muito gratificante ter alunos tão interessados e inteligentes como você. Parabéns! Seja sempre assim...

    Tudo de bom também para você e sua família.

    Beijos!

    ResponderExcluir