domingo, 30 de setembro de 2012

Anatomia de uma múmia - 3ª edição

Anúbis 
(deus com cabeça de chacal protetor das múmias)
Site da imagem: hist7alfandega.blogspot.com (10/09/10)

    Nas aulas de ontem, vimos que nas tumbas dos egípcios antigos (os das camadas mais privilegiadas), poderiam estar guardados objetos do dia-a-dia, bebida e comida, roupas, armas, joias, mobília, além dos papiros funerários, hoje conhecidos como "Livro dos Mortos". Tudo isso nos revela muitas informações sobre como era a vida no Egito Antigo e constitui importantíssimos documentos desta época
   As pessoas comuns poderiam ser mumificadas desde que pudessem pagar por isso, só que todo o processo seria bem mais simples. A maioria da população, contudo, era sepultada em covas rasas cavadas no deserto.  

   Clicando no link Discovery Brasilvocê encontrará a reconstituição de uma tumba, com seus possíveis conteúdos originais. Como modelo, foi escolhida a de Menna - um oficial que viveu durante o reinado de Tutmés IV (1400 - 1390 a.C.) ou de seu sucessor, Amenhotep III -, localizada na margem  ocidental do rio Nilo, em Luxor.

  • São três etapas: a capela, a tumba e a múmia. Ao clicar nas paredes da capela você aprenderá sobre as crenças dos egípcios antigos. Ao entrar na tumba, verá como e com quais objetos eram enterrados os mortos. Finalmente, ao chegar na múmia, você participará do processo de embalsamamento. 
  • Observe atentamente toda a variedade de itens que deveriam acompanhar este homem em sua morte ou, como acreditavam, em sua vida eterna.
  • E repetindo, na múmia, você é quem conduzirá o embalsamamento, através de um interativo que descreve todo o processo.

Vamos lá, aproveite!
(E depois me conte como foi...)

 
Esta é uma reedição, adaptada, de uma postagem 
de 10 de setembro de 2010 deste mesmo blog.

20 comentários:

  1. 10! Adorei o jogo! Vou usá - lo para estudar para a prova!
    Abraços, Érico.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o jogo !

    Vai me servir como estudo antes da prova !

    Estou adorando estudar egito !

    Beijos ! Daniella (605 Manhã)

    ResponderExcluir
  3. mutio legal o jogo obrigado pelas postagens

    lucas,603

    ResponderExcluir
  4. prof não sei como de 10 pontos eu consegui os 10 !
    xau ate a aula



    lucas,603

    ResponderExcluir
  5. Que bom, Daniella!

    Gosto muito do meu trabalho aqui no blog, Lucas... Se fez 10 pontos, é sinal que teve atenção durante a aula!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. professora,sou eu Rodrigo(602),acertei de 10 as 10.Muito legal o jogo .

    Abraço Rodrigo

    ResponderExcluir
  7. Muito legal o jogo professora, ajuda nos estudos e é divertido. É como um mapa para a prova.

    Giovanna 605

    ResponderExcluir
  8. oi professora sou a Paola da 602 adorei o jogo e fiz 10 pontos!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Jogo muito bom professora!!!Adorei muito legal fiz a pontuação maxima do jogo 10!!!
    Michel - 603

    ResponderExcluir
  10. Professora eu fiz 10 pontos! muito legal o jogo!

    Mariannna 602

    ResponderExcluir
  11. Adorei o jogo,acertei as 10,vou utilizá-lo pra estudar para a prova.
    Victor Mendonça - 602

    ResponderExcluir
  12. Professora, eu realmente adorei o jogo. Explica tudo e pá. Gostei mesmo.
    Giselia - 604

    ResponderExcluir
  13. tirei 10!!! o "jogo" era muito fácil!
    orion.

    ResponderExcluir
  14. professora adorei o jogo,muito legal
    Yan 605

    ResponderExcluir
  15. Professora muito legal! Mais legal do que vc falou na aula!!! Adorei! beijos Natalie 603.

    ResponderExcluir
  16. Nossa,consegui acertar tudo !!! As aulas me ajudaram muito . O jogo é bem legal !!!
    Gabriele (604)

    ResponderExcluir
  17. Professora eu não consegui acessar o jogo poderia me explicar como acesso. Desde já agradeço! Bjss

    ResponderExcluir
  18. Professora não consegui acessar o jogo. Poderia me ensinar a acessar, pois sei que será um material muito bom para o meu estudo antes da prova. Desde já agradeço! - Deborah Turma: 606

    ResponderExcluir
  19. Oi, Debora!

    Dá uma passadinha lá na 604 na terça-feira que eu explico, tá?

    Beijos!

    ResponderExcluir