quarta-feira, 2 de abril de 2014

Luzia: a brasileira (e americana) mais antiga

Reconstrução das feições do crânio de Luzia, desenterrado na década de 70 
no sítio da Lapa Vermelha (Lagoa Santa/MG)

   "O crânio mais antigo do continente, com cerca de 12 mil anos, pertencente a uma mulher (batizada de Luzia), teve suas feições reconstituídas. A partir daí, [o bioarqueólogo Walter] Neves demonstrou que elas se assemelhavam mais às dos africanos e aborígenes australianos que às dos índios atuais. Assim, os povos mongoloides - ancestrais dos índios - teriam chegado à América do Sul há cerca de 9 mil anos, substituindo totalmente os 'paleoamericanos', que se refugiaram em áreas remotas do continente até a extinção." (Thaís Fernandes - ICH - jan/2001)

    O trecho acima é parte de uma matéria publicada na revista Ciência Hojeem 2001 , logo após os resultados das pesquisas sobre o crânio de Luzia, feitas pelo bioarqueólogo Walter Neves, da USP. Segundo ele, antes da chegada dos grupos mongoloides da Ásia, que deram origem aos ameríndios, a América foi povoada por grupos negroides vindos da África e da Oceania. Para ler a matéria completa, clique no link: Luzia - Instituto Ciência Hoje.  

    Para saber mais, leia ainda "Como viviam os primeiros brasileiros" (de novembro de 2004), também no site do Instituto Ciência Hoje. Para ter uma ideia do que trata a matéria, veja o trecho abaixo: 

    "Ao supormos que os primeiros povoadores tinham feições negroides, não estamos afirmando que eles tenham vindo da África, do sul da Ásia, ou da Oceania, onde as populações negroides predominavam, e que só os povoadores posteriores tenham vindo do leste da Ásia, hoje predominantemente mongoloide. Todos teriam vindo do continente asiático, pela região do Bering, já biologicamente diferenciados em negroides e mongoloides antes da migração, ou os primeiros humanos teriam chegado à América quando as feições negroides e mongoloides ainda não estavam plenamente definidas, completando-se aqui o processo de caracterização." (Pedro Ignácio Schmitz - Unisinos - nov/2004)


Ah, você sabia que o crânio de Luzia está no Museu Nacional?  

   Sim, é isso mesmo: ele está bem pertinho de nós, lá no Museu da Quinta da Boa Vista, no setor de Antropologia Biológica.

Quer saber mais? Vá até o site do Museu Nacional - UFRJ!

Site da imagem: creationsciencenews.wordpress.com

4 comentários:

  1. Professora, você falou em nossas aulas, que Luzia era negroide. Isso é uma certeza ou eles falaram isso porque eles ACHAM que ela é negroide?

    ResponderExcluir
  2. Professora, você vem falando em nossas aulas, que pelas características de Luzia, ela era negroide. As pessoas que encontraram o crânio dela, tinham certeza que ela era do povo negroide, ou que eles acham que ela é desse povo?
    Ass: Júlia Rocha - T:602.

    ResponderExcluir
  3. Professora, achavam que a Luzia era do povo negroide ou ele têm certeza disso?
    Ass: Júlia Rocha - T:602.

    ResponderExcluir
  4. Sobre isso, Júlia, os pesquisadores têm certeza, sim: Luzia tinha características negroides. Veja mais detalhes nesta mesma postagem.

    Beijos!

    ResponderExcluir