sábado, 12 de março de 2016

Os castelos medievais

 
 
Castelo de Guimarães - Portugal
Imagem de arquivo pessoal

   Bom, como vimos em nossa primeira aula, e a partir do texto de Monteiro Lobato "Os castelos", os castelos medievais funcionavam não apenas como residência mas também como fortaleza -- diante da insegurança, desordem e violência da época.  
  No vídeo abaixo, há algumas imagens destes castelos em Portugal. Observe todos aqueles aspectos que discutimos em sala e ententa o porquê desse tipo de construção ser capaz de resistir meses e meses ao cerco inimigo. 
   Assista ao vídeo e procure pelas seteiras, por exemplo. Veja se há fossos. Todos têm muralhas? Imagine como seria um ataque com a utilização de catapultas ou aríetes... Ou com torres de assédio... Vamos lá, coloque sua imaginação para funcionar!

4 comentários:

  1. Caramba professora muito bom o vídeo! Adorei! A maioria tem muralhas e são, realmente, ENORMES! Gostei muito! Acho que o castelo devia sofrer muitos danos! Imagina, várias pedras enormes sendo jogadas nele! Devia fazer um estrago! Acho que na época as pessoas eram muito inteligentes, tanto o dono quanto o inimigo do castelo! Putz, que época..... <3

    ResponderExcluir
  2. Professora amei muito o vídeo muito bom
    Mariana
    704

    ResponderExcluir
  3. Que época... Não é, Natália?

    Bom que gostaram, meninas! Vendo esses castelos "de verdade" fica bem melhor...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal professora, o que eu achei interessante é que eles são tão reais que tem até as paredes meio desbotadas por conta das guerras.

    ResponderExcluir