quarta-feira, 3 de abril de 2019

Curiosidades sobre o Coliseu



Imagem: historiazine.com 
  "O Anfiteatro Flaviano teria o nome de 'Coliseu' inspirado no Colosso de Nero, uma estátua de cerca de 35 metros de altura que existia nas proximidades. Foi construído entre os anos 70 e 90 da 'Era Cristã' [depois de Cristo] e o imperador que deu início à construção foi o Vespasiano [da Dinastia Flaviana -- e vem daí 'Anfiteatro Flaviano'...] .
  Seu filho, [o recém Imperador] Tito, no ano de 79, inaugurou o Coliseu ainda inacabado  —  da mesma forma que certos governantes inauguram obras públicas hoje em dia  —  pois no ano 80 aconteceriam os primeiros jogos no local.
  Roma tinha acabado de passar por uma erupção do Vesúvio, um surto de peste e um incêndio que destruiu muitas construções pela cidade. Tito teria ordenado os jogos para acalmar e distrair [!!!] a população.
  Mas para os romanos, o palácio era apenas desperdício de dinheiro público, já que a maioria da população não teria acesso à suntuosa construção. [Mas,] com o Coliseu, Vespasiano procurou expandir a 'política do pão-e-circo' que ficou tão famosa durante o auge e o  declínio do Império Romano [e já era empregada desde a República Romana, lembra?]. E como já foi dito, seu filho Tito [que o sucedeu] tratou de [reforçar] esta política o quanto antes."
“Salve, César! Aqueles que vão morrer te saúdam!”

Para continuar lendo, basta ir ao site HISTORIAZINE clicando AQUI
(De onde foi retirado o texto acima.)

Dá para imaginar uma batalha naval dentro do Coliseu Romano? 
(Descrição: gravura representando a naumaquia, uma batalha naval dentro do Coliseu)

AH, QUER SABER AINDA MAIS?
  Então, clique AQUI e vá ao site Viagem e Arquitetura e leia a matéria "7 incríveis fatos sobre o Coliseu Romano que você precisa conhecer"
  E se quiser ir ao site oficial do Coliseu (THE COLOSSEVM), clique AQUI. É tudo super detalhado e a gente até fica perdido com tantas possibilidades de pesquisa... Só que há somente duas opções de idioma: o italiano e o inglês, ok? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário