Quiz - Expansão Marítima Europeia
Como vão seus conhecimentos sobre este assunto???
Assinale a ÚNICA resposta correta.
1 / 10
- (Adaptada de PUC PR/1999)
Como consequência dos descobrimentos marítimos, grandes quantidades de ouro e prata foram levadas para a Europa pelos espanhóis, originárias de obras de arte e minas de povos vencidos, principalmente dos...- araucanos e charruas.
- tupis e guaranis.
- pueblos e seminoles.
- incas e astecas.
- (Adaptada de UFOP MG/1998)
Nos séculos XV e XVI, quais foram, do ponto de vista socioeconômico, os principais objetivos do expansionismo ultramarino português?- Lutar contra o poderio naval da França e da Inglaterra.
- Identificar rotas marítimas que permitissem o acesso ao ouro africano e às especiarias do Oriente.
- Controlar as rotas comerciais mediterrâneas sob o domínio milenar das cidades-Estado italianas e espanholas.
- Colonizar novas áreas que permitissem a formação de fazendas criadoras de gado ou então destinadas à agricultura de subsistência.
- (Adaptada de Mackenzie SP/2005)
O dia 22 de maio de 1498, data da chegada dos navegadores europeus às Índias, marca, de acordo com alguns historiadores, o início da era da dominação europeia na História.
Dentre as principais consequências da expansão marítimo-comercial europeia relacionadas com o “descobrimento” do Brasil, podemos destacar:- a transferência do eixo econômico do Oceano Atlântico para o Mar Mediterrâneo.
- o enfraquecimento do absolutismo monárquico na Península Ibérica.
- a redução do envio de metais preciosos para a Europa.
- a formação do sistema colonial, com o comércio ultramarino e o tráfico de escravos.
- (Adaptada de UNIRIO RJ/2005)
O processo de expansão marítima que envolveu diversos países europeus a partir do final da Idade Média se encontra nas origens do mundo moderno. Ampliou horizontes geográficos e espalhou o saber europeu, elevando a Europa a uma posição central de poder, identificada com a própria modernidade.
Sobre a expansão marítima européia, entre os séculos XV e XVI, é correto afirmar que...- solucionou os problemas gerados pela explosão demográfica ocorrida na Europa ao final da Idade Média, principalmente na França.
- permitiu a Espanha ampliar a reconquista com a incorporação dos territórios árabes do norte da África.
- possibilitou aos portugueses o controle do Atlântico Sul a partir da viagem de contorno da África e da descoberta do Brasil.
- atraiu os navegadores às rotas do mediterrâneo oriental em virtude do rico comércio com o oriente praticado nesta região pelos mercadores italianos.
- (Adaptada de PUC SP/2002)
"Quem quer passar além do Bojador,
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu."
Fernando Pessoa, "Mar Português", in Obra poética. Rio de Janeiro, Editora José Aguilar, 1960, p 19.
O trecho de Fernando Pessoa fala da expansão marítima portuguesa. Para entendê-lo, devemos saber que:- "Bojador" é o ponto ao extremo sul da África e que atravessá-lo significava encontrar o caminho para o Oriente.
- o "mar" citado é o Oceano Índico, onde estão localizadas as Índias, objetivo principal dos navegadores.
- o "abismo" refere-se à crença, então generalizada, de que a Terra era plana e, assim, num determinado ponto acabaria, fazendo caírem os navios.
- menção a "Deus" indica a suposição, à época, e que o Criador era contrário ao desbravamento dos mares e que puniria os navegadores.
- (Adaptada de UNIMONTES - MG/2005)
O expansionismo marítimo comercial e colonial da Europa relaciona-se diretamente com o Estado Absolutista. Essa relação pode ser descrita da seguinte maneira:- a expansão marítima europeia foi a forma encontrada pela burguesia em crescimento para colocar suas atividades econômicas fora do Estado Absolutista.
- a expansão marítima europeia foi um dos fatores que possibilitaram o aparecimento de governos centralizados e, portanto, responsável pela formação das primeiras monarquias nacionais.
- o Estado Moderno só teve condições de iniciar a expansão marítima, quando a burguesia se tornou a classe hegemônica política e economicamente.
- o Estado centralizado foi um pré-requisito para a expansão marítima europeia e esta, por sua vez, agiu como fator de fortalecimento do poder do Estado.
- (Adaptada de UFC CE/2003)
Dispostos a participar do lucrativo comércio de especiarias realizado pelos portos do levante mediterrâneo (o leste do Mar Mediterrâneo) e controlado pelos venezianos, os portugueses buscaram um caminho alternativo.
Em 1498, Vasco da Gama conseguiu chegar à Índia...- utilizando as antigas rotas terrestres do Meio Oriente.
- circunavegando a África.
- através dos portos do poente mediterrâneo (do lado oeste do Mar Mediterrâneo).
- utilizando o canal do Panamá.
- (Adaptada de Fac. Cultura Inglesa SP/2014)
O principal objetivo dos países pioneiros na Expansão Marítima foi...- ampliar a influência global da nobreza europeia.
- buscar novas rotas comerciais em direção à Ásia.
- converter os povos nativos da América ao cristianismo.
- escoar o excedente populacional europeu para a América.
- (Adaptada de UERJ/1994)
Na expansão marítmo-comercial moderna, o pioneirismo português pode ser explicado como resultado de diversos fatores. Entre eles pode-se destacar os seguintes:- lutar contra o poderio naval da França e da Inglaterra.
- centralização política e intervenção real em favor da navegação pelo Atlântico.
- controlar as rotas comerciais mediterrâneas sob o domínio milenar das cidades-Estado italianas e espanholas.
- colonizar novas áreas que permitissem a formação de fazendas criadoras de gado ou então destinadas à agricultura de subsistência.
- (Adaptada de UNIFICADO RJ/1995)
O descobrimento do Brasil foi parte do plano imperial da Coroa Portuguesa, no século XV. Embora não houvesse interesse específico de expansão para o Ocidente,...- o desvio da esquadra de Cabral seguia a mesma inspiração de Colombo para chegar as Índias.
- a posse de terras no Atlântico ocidental consolidava a hegemonia portuguesa neste Oceano.
- essa descoberta foi mero acaso, provocado pelas intempéries que desviaram a esquadra da rota da Índia.
- o Brasil era uma alternativa mercantil ao comércio português no Oriente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário