quarta-feira, 8 de abril de 2015

Ainda a "memória"...

     Em outubro de 2011, quando a maioria de vocês estava no 2º ano, visitei a "2ª Mostra Cultural e Científica" do Pedrinho do Engenho Novo e vi muitos trabalhos bastante interessantes e que tinham muito em comum com o que estudamos agora no 6º ano. Havia várias linhas de tempo sobre a vida das crianças, exposições de objetos de tempos antigos, painéis com a história do campus (em 2011, o CENI completou 25 anos: era um ano de muitas comemorações), caixas de memória... Enfim, muita coisa legal! Bom, como fotografei as exposições, logo no final desta postagem, colocarei as fotos, inclusive as das caixas de memória. E talvez alguns alunos tenham uma surpresinha... Emoticon wink

      E você, tem alguma ideia do que seja uma caixa de memória???

   Logo abaixo, segue um poema muito bonito e que nos faz lembrar algumas coisas que falamos em nossas aulas, como memória e fontes históricasÉ também sobre tempo, que estamos estudando nesta semana. Seu título é "Caixa de saudade". Mas, será que tem a ver com o que vi no Pedrinho? E com as tais caixas de memória?  Depois de ler o poema e de ver as fotos, me conta o que achou, tá?  

      Então, aí vai o poema:

Caixa de saudade
Desde menina
guardo,
na minha sala de memória,
numa caixa de saudade,
velhas cartas, fotografias e
objetos coloridos
de encantos e desencantos.
Lá estão
o bigode áspero de meu pai,
o dedal paciente de minha mãe
a trança despenteada da minha irmã,
duas bolas de gude quebradas
que roubei de meus irmãos;
na fita da primeira comunhão,
a medalhinha de Santo Antônio
que a minha tia-madrinha
e casamenteira me deu;
o primeiro cartão postal
do vizinho João,
com o cadeado do diário que perdi
quando fiz quinze anos.
A carta, marcada com o meu batom,
amarrada numa outra,
cuidadosamente desamassada,
que ainda leio;
[...]
Todos os meus coloridos
encantos e desencantos
estão protegidos do tempo.
Num instante, num dia,
muito tempo atrás,
nesse relógio parado, sem corda,
que junto deles
deixei.”
FALCONE, Sandra. Notícias de mim. São Paulo: Lemos Editorial, 2000


     Agora, as fotos:

Linhas de tempo sobre a vida dos alunos:





Painéis com a história do Pedrinho do Engenho:



Objetos de tempos antigos:





E, enfim, as caixas de memória:






E aí, o que achou? Se você foi aluno do Pedrinho, certamente participou desta mostra! Será que fotografei algum trabalho seu? Ou, quem sabe, de um amigo?

Imagens: arquivo pessoal 

4 comentários:

  1. Postagem Legal !!! Ellen 602 cpii

    ResponderExcluir
  2. Na minha antiga escola os alunos também fizeram um trabalho de linhas do tempo e coisas do tipo, foi bem parecido com o trabalho dos alunos do Pedrinho. Aliás, parabéns a esses alunos, o trabalho deles ficou muito legal!
    O assunto postado tem realmente coisas a ver com o assunto das nossas aulas! gosteiii <3

    Amanda Beck 606

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que tenham gostado do post!

    Beijos para vocês, Ellen e Amanda!

    ResponderExcluir
  4. Olá professora eu lembro dessa amostra e vi que tinham linhas do tempo de amigas minhas pena que não tinha a minha,mas achei bem interessante a poesia e as fotos.
    Luiza Castelo turma 606

    ResponderExcluir