domingo, 21 de junho de 2015

A arqueóloga brasileira Niède Guidon e as pesquisas arqueológicas no Brasil - Parque Nacional Serra da Capivara

(fonte: wikimapia.org)
Toca do Boqueirão da Pedra Furada 
(Pintura escolhida para a logomarca do Parque Nacional Serra da Capivara)


   Niède Guidon (na foto à esquerda) à frente da Fundação Museu do Homem Americano (na cidade de São Raimundo Nonato, estado do Piauí). Como não podia deixar de ser, todos ficamos surpresos com os resultados das pesquisas de sua equipe.   
Nas aulas de ontem, também falamos sobre  o trabalho da arqueóloga brasileira 
    
Abaixo, está o link para o site desta fundação.


    Ao entrar no site, explore-o bastante, pois há várias informações interessantes. Não deixe de visitar, por exemplo, a página sobre as pinturas rupestres, ou sobre a megafauna da região (de há mais de 10 mil anos) - nesta, clique em cima do nome científico da espécie e aparecerão  informações e ilustrações  de como era o animal, assim como fotos  de seus restos (dentes, ossos etc.) encontrados no local.

Enfim, divirta-se e aprenda!

Site da imagem: saoraimundo.com/noticias 


2 comentários:

  1. Professora, é verdade que a Niéde Guidom saiu do Fumdham? Quando eu e a minha dupla, a Paula, fomos fazer o trabalho de História na informática, o site sobre a Niéde Guidom não abria, e quando fomos falar com a professora Márcia de Informática ela disse que tinha lido no jornal durante o período de férias que a Niéde saiu da corporação e que a Fumdham estava arriscada a fechar. :(

    Amanda Beck T: 606

    ResponderExcluir
  2. Isso possivelmente seja verdade, pois os recursos para o andamento da pesquisa foram cortados pelo estado do Piauí. Infelizmente!

    ResponderExcluir