domingo, 5 de abril de 2015

Para os que não conhecem a tradição de malhar Judas...

   Estudando sobre mudanças e permanências, ficou para casa (e será corrigida na próxima aula) a análise de um documento -- uma aquarela do pintor francês Jean-Baptiste Debret -- que retrata uma "malhação de Judas" em Sábado de Aleluia. A proposta dessa análise seria entender a malhação de Judas como uma permanência, uma herança cultural (desde o século XIX, pelo menos) presente até os dias de hoje. Mas quando falei sobre ela na última aula, pouquíssimos alunos tinham ouvido falar a respeito... E menos alunos ainda tinham visto tal cena... Concluímos, então, que essa tradição estaria se perdendo, ou seja, desaparecendo.

   Nos locais onde esse costume ainda se mantém vivo, a figura de Judas é geralmente associada a um personagem em evidência (uma pessoa que esteja se destacando negativamente), um político, por exemplo, sobre o qual o povo descarrega toda a sua insatisfação.  

   Bom, ontem foi Sábado de Aleluia: dia de "malhar Judas"... E, para mostrar que essa tradição não está de todo perdida, eis aqui um Judas de hoje, que vi em  uma publicação no Facebook no ano passado:

   


Ah, e o pessoal do "Sensacionalista" (um site de humor, "isento de verdade") também conhece! Porém, segundo eles, é "treinar" Judas, pois "malhar" é um termo muito ultrapassado...  Para ir até lá, basta clicar AQUI.


E você, viu algum Judas sendo malhado por aí???



Fonte da imagem: Danielle Carvalho/Facebook (19/04/2014)

8 comentários:

  1. Oie professora, feliz pascoa atrasado :) bjs
    Beatriz 606

    ResponderExcluir
  2. Eu conhecia só de ouvir falar, nunca tinha visto um ! Ellen 602 cpii

    ResponderExcluir
  3. lembra que a sra. comento sobre a Renner está envolvida com trabalho escravo , eu achei uma postagem sobre !Professora olha essa postagem !! http://www.cartacapital.com.br/revista/828/renner-esta-envolvida-com-trabalho-escravo-1352.html Ellen 602 cpii

    ResponderExcluir
  4. Quando eu estava fazendo o exercício, tive dúvidas sobre o que realmente era Malhar Judas, e esse post realmente me ajudou! :D

    Amanda Beck T: 606

    ResponderExcluir
  5. Pois, então, agora já conhece por ter visto, Ellen... Mesmo que por foto, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olhei e já virou postagem, Ellen!

    Valeu! ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. É isso aí, Amanda! Esse é um dos objetivos do blog...

    Beijos!

    ResponderExcluir