quarta-feira, 13 de junho de 2012

Os relevos de Khorsabad


 Nas aulas desta semana, vimos que os reis das cidades-Estado mesopotâmicas controlavam todas as atividades, fossem elas religiosaspolíticaseconômicas ou administrativas. Cuidavam também das leis, da justiça e dos assuntos militares. Enfim, o rei antigo era o Estado em pessoa.
     A arquitetura mesopotâmica (como, por exemplo, a babilônica), imponente e grandiosa, refletia todo o poder do Estado, todo o poder do rei. Vários símbolos relacionados à bravura e à força física eram utilizados, tanto em pinturas quanto em esculturas, para que a figura real causasse impressão de autoridade, imponência e força. Além disso, sua altura era sempre superior a dos demais.
  
    Um dos documentos analisados durante as aulas foi a imagem, do século VIII a.C., de um enorme touro alado com cabeça humana (de 3,3m de altura!) que ficava à entrada do palácio do rei assírio Sargão II, Dur Sharrukin, hoje Khorsabad, Iraque. Podemos vê-lo, de lado, na imagem abaixo. Observe os músculos definidos das pernas (ou patas?) e a barba espessa (e com os tais cachinhos).  O que você sentiria diante de tão imponente figura (lembre-se: ela tem mais de 3m)?

Fonte da imagem: en.wikipedia.org

    Esse relevo e outros achados arqueológicos da Mesopotâmia encontram-se atualmente no Museu do Louvre, em Paris, no setor "Antiguidades Orientais - Pátio em Khorsabad". O site do museu nos permite ter uma visão de várias partes desta exposição. Quer tentar? É só clicar no link abaixo e, chegando lá, clicar em cada um dos links "autre vue" (outro ponto de vista):

Louvre - Antiguidades Orientais

    Ainda sobre estes relevos, encontrei no YouTube um vídeo sobre esta exposição onde podemos ter uma ideia mais exata da imponência destes touros alados, pois, como aparecem pessoas, temos a proporção exata do seu tamanho. O vídeo está na postagem abaixo.

6 comentários:

  1. Visto do Museu do Louvre não parece tão grande!
    Abraços, Érico.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa postagem.Os relevos do mudeu sçao muito legais.
    Bjs
    Raiana t :602

    ResponderExcluir
  3. Profª, cê quer ir pra Paris? Se você for me chama ta? Quero ver bem de perto esses relevos, parecem bem interessantes!
    Um beijo
    Giselia (604)

    ResponderExcluir