sábado, 15 de junho de 2013

Mudanças na aldeia neolítica - 3ª edição

Na aula de hoje, vimos que, apesar de normalmente termos a escrita como marco divisor entre Pré-História e História, essa transição é, na verdade, um processo, constituído por vários elementos, que levou à formação da cidade.

      Foram muitas as inovações que mudaram algumas aldeias neolíticas, que acabaram por não ser mais exclusivamente agrícolas e se encaminharam para  uma vida cada vez mais urbana. 

      aumento da populaçãonecessidade de uma reserva de alimentos para os momentos de escassez (atendida com a produção do excedente), as novas técnicas e instrumentos (canais de irrigaçãoaradorodatração animalcarroçaroda de oleirobarco à vela), surgimento do trabalho especializado (carpinteiroceramistatecelão, escribaaparecimento do comérciocriação da escrita e de um sistema de contagem e de medida são alguns exemplos dessas inovações. 

    Abaixo, temos imagens de algumas novidades neolíticas presentes ainda nos dias atuais: 

RODA DE OLEIRO

Site da imagem: pt.dreamstime.com


ARADO A TRAÇÃO ANIMAL


Site da imagem: culinariaeduca.blogspot.com
  

CANAIS DE IRRIGAÇÃO

Site da imagem: tiosam.org


13 comentários:

  1. Olá gente!!!

    Em primeiro lugar,gostei muito da aula de hoje.Em segundo,esperei ansiosamente por uma nova postagem no Blog.

    Essas imagens da postagem são muito legais(Além do 'texto')

    Beijos,

    Maile.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado da aula, Maile! Também achei a aula legal...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Agora sei o que é roda de Oleiro! ...

    ResponderExcluir
  4. Gostei professora, foi exatamente o que a senhora falou na aula e mais um pouco... Esse post vai ser uma boa forma de estudar pra prova!
    Beijos Luiza, T: 604

    ResponderExcluir
  5. E nunca mais esquecerá, Luany!

    É isso aí, Luiza!

    Beijos para as duas!

    ResponderExcluir
  6. Professora esse assunto sobre as transformações das aldeias neolíticas,o começo de novas técnicas e o surgimento do trabalho especializado é muito interessante.
    Adorei as postagens do blog.
    beijos,
    Ursula

    ResponderExcluir
  7. Professora aq é o Giovanne da 602 e pra q q server esse troço???

    ResponderExcluir
  8. Legal que gostou, Úrsula! E essa postagem é mais um reforço à ideia de que o que levou às mudanças na aldeia neolítica, e marcou o fim da "Pré-História", não é um fato isolado (como a criação da escrita, por exemplo), mas sim um PROCESSO, composto por vários elementos, como os vistos acima e nas nossas últimas aulas.
    Beijos para você!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Giovanne!
    A que "troço" você se refere? O "troço" é a postagem? Bom, caso seja, releia o texto dela, assim como os comentários dos seus amigos, e os meus também, e veja se descobre para que serve o "troço".
    E qualquer dúvida que ainda haja, é só falar comigo lá na escola ou aqui pelo blog, tá? ;)
    Beijos para você também!

    ResponderExcluir
  10. Professora aprendemos sobre canais de irrigação na aula mais não cheguei a entender muito a que se tratava um canal de irrigação
    Se ler esse comentario poderia me explicar????
    Abraço
    Matheus Turma 604

    ResponderExcluir
  11. Oi, Matheus!

    Os canais de irrigação servem para levar a água de rios ou reservatórios até as plantações. Ou seja, eles permitem que a área de plantio seja irrigada (molhada, aguada) mesmo quando não esteja chovendo.
    Caso ache necessário, acesse o link para a Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Irriga%C3%A7%C3%A3o)e encontrará lá explicações mais detalhadas.

    Qualquer outra dúvida, é só falar!
    Um beijo!

    ResponderExcluir