terça-feira, 17 de setembro de 2013

Agora, os sobrenomes judaicos... - 2ª edição (adaptada)

Schwartz                 Blat                        Weiss
                
Berg              Kupfer              Gross            Schneider    
  
 Fischer                 Rosenberg                  Bloch

    Podem estar relacionados a cores, metais, pedras preciosas, características físicas, ofícios, enfim...

   Quer conhecer o significado (e até um pouquinho da história) destes e de outros sobrenomes judaicos? É só clicar AQUI .


Ah, dê uma olhada nesse trecho da matéria (copiado e colado abaixo) e depois me diga o que achou! 

  Existem muitas histórias de mudanças dos sobrenomes. Durante as conversões forçadas na Espanha e em Portugal, muitos judeus se converteram, adotando novos sobrenomes, que as paróquias escolhiam para os "cristãos novos", como, Salvador ou Santa Cruz


  Mais tarde, ao fugir para a Holanda, América ou ao Império turco, voltaram à religião judaica, sem perder seu novo sobrenome. Assim apareceram sobrenomes como Diaz ou Dias, Errera ou Herrera, Rocas ou Rocha, Marias ou Maria, Fernandez ou Fernandes, Silva, Gallero ou Galheiro, Mendes, Lopez ou Lopes, Fonseca, Ramalho, Pereira e toda uma série de denominações de árvores frutíferas (Macieira, Laranjeira, Amoreira, Oliveira e Pinheiro). Ou ainda de animais como Carneiro, Bezerra, Lobo, Leão, Gato, Coelho, Pinto e Pombo.

  Outra mudança de sobrenomes foi causada pelas guerras. As pessoas perderam ou quiseram perder seus documentos e se "conseguia" um passaporte com sobrenome que não denunciava sua origem, para cruzar a salvo uma fronteira. Nos fins do século XIX, o Czar da Rússia exigia 25 anos de serviço militar obrigatório, especialmente dos judeus. Muitos imigrantes fugiram da Rússia e da Ucrânia com passaportes mudados para evitar uma vida dedicada ao exército do Czar.

  Outra questão é que somos filhos de imigrantes, e muitos sobrenomes se desfiguraram com a mudança de país e de idioma. Às vezes eram os funcionários da Alfândega ou da Imigração, outras o próprio imigrante que não sabia espanhol, ou escrevia mal. Por isso, muitos integrantes da mesma família têm sobrenomes similares em som, mas escritos com grafia diferente.

E aí, encontrou o sobrenome de alguém que você conheça?

Fonte: chabad.org.br

11 comentários:

  1. Professora que nomes difíceis são esses? O meu nome não chega nem perto desses dai! Kk beijos da sua aluna Andressa Turma:602

    ResponderExcluir
  2. Professora,tenho um primo que se chama Judah e seus filhinhos se chamam Aron e Davi.
    Maria Luiza Rizzo

    ResponderExcluir
  3. Prof me nome ta ali "Mendes".Kk adorei as postagens

    Alessandro

    ResponderExcluir
  4. professora conheço muitas pessoas com esses nomes.
    bjs úrsula

    ResponderExcluir
  5. Adorei a postagem apesar de eu duvidar muito de um dos meus nomes estarem ai.bjinhos. roberta paola turma:603

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!

    Professora,

    Conheço algumas pessoas com os sobrenomes citados(O meu sobrenome:Silva é citado)!

    Achei engraçado pessoas terem o sobrenome 'Pombo'...

    Bjs.
    Maile

    ResponderExcluir
  7. Legal que tenham gostado, meninas!

    Beijos para as três!

    ResponderExcluir
  8. Professora, conheço gente com esses sobrenomes, por exemplo, tem PEREIRA no nome da Giovanna(T:602),e MACIEIRA é o sobrenome da família dona da minha outra escola(Instituto Nícia MACIEIRA). Pena q ñ tenho nenhum desses sobrenomes. Bjinhos, Maria Eduarda T:602

    ResponderExcluir
  9. Também conheço um monte de gente com esses sobrenomes! Três deles (Mendes, Lopes, Silva), por exemplo, estão na família do meu marido...

    Beijos, Maria Eduarda!

    ResponderExcluir
  10. Meu nome ta aí Pereira e tambem o Lopes do Gustavo e Fernandes do Breno são os que eu lembro. Achei muito legal saber que meu nome pertencia as Judeus
    BJKS
    Amanda 602

    ResponderExcluir