terça-feira, 17 de setembro de 2013

Atendendo a muitos pedidos, mais informações sobre a circuncisão - ou "berit milá" - 3ª edição (adaptada)


Material utilizado em uma cerimônia de berit milá 
exibido no museu da cidade de Göttingen (Alemanha)
(site da imagem: wikipedia.org)

E disse Deus a Abraão: “Eu te farei pai de um grande povo e te abençoarei. O meu pacto eterno contigo será: que eu seja o teu Deus e o da tua descendência. E eu te darei a terra de Canaã. Em sinal dessa aliança, todos os homens entre vós serão circuncidados.”
Bíblia, Antigo Testamento, Gênesis, 17

     Muitos alunos quiseram mais informações a respeito da cerimônia religiosa judaica da circuncisão, ou "berit milá", na qual o recém nascido junta-se ao povo judeu.  É nesta cerimônia, símbolo da aliança entre Deus e o povo de Israel, que o menino recebe seu nome. 

       Então, aí vai o link:


Fonte: chabad.org.br

11 comentários:

  1. Professora o texto explica detalhadamente sobre o processo da circuncisão.
    bjs úrsula

    ResponderExcluir
  2. O texto é bem legal, mesmo: traz muitas informações e em uma linguagem fácil de entender.

    Beijos, Úrsula!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por posta um texto fácil de entender,tem uns que usam uma linguagem tão complicada que você no final não intende nada.Bjinhos Roberta Zonta turma:603

    ResponderExcluir
  4. Antes eu não entendia muito bem esse ritual, mas o texto explicou tudo nos últimos detalhes!

    Lara-602.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei bastante de saber mais sobre esse ritual detalhadamente! Mas eu dou graças à Deus por não ser homem e nem ser judeu, acho isso muito doloroso, mesmo sabendo que a dor não durava mais que dois dias.

    ResponderExcluir
  6. O texto é, mesmo, bem simples de entender: é bem "didático"... E as informações que traz são muito interessantes!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Viu, Lara, não falei que nesta postagem vocês encontrariam muitas curiosidades sobre a circuncisão? Na escola, não daria tempo para tantas delas...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. É, sim, Deborah! Apesar de que, para eles, esse é um ritual bem simples!

    Gosto muito das suas participações aqui no blog, mesmo não sendo minha aluna "ao vivo". Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante professora e como vc diz temos que entender a mentalidade deles e nao ficar pensando que é um absurdo embora tenha trazido muita palhaçada na aula acho que no final todo mundo entendeu.
    BJKS Amanda 602

    ResponderExcluir
  10. Gostei de saber desse ritual, e consegui ver como os judeus realmente tinham fé nesse deus aponto de serem circunsidados(principalmente Abraão com 99 anos)

    Laura t:604

    ResponderExcluir
  11. Obrigada professora pelos elogios! Acho esse blog um material maravilhoso para o nosso estudo e o nosso conhecimento. Espero um dia ser sua aluna, mas se não for não tem problema também, nos vemos no colégio. A sorte é grande de quem tem uma professora como você, seus alunos sempre comentam que sua aula é maravilhosa, que você explica muito bem,etc.

    ResponderExcluir