sábado, 8 de março de 2014

"A Evolução do Homem" e ainda "Folha de São Paulo: Cientista que sequenciou genoma neandertal conta como descoberta abalou a antropologia"

Folha de São Paulo: 07 de março de 2014 - C6 (versão impressa)


   Svante Pääbo: das suas revelações, "aquela que chamou mais a atenção, sem dúvida, foi a de que Homo sapiens e Homo neanderthalensis legaram ao planeta os frutos de uma inusitada história de amor. Pessoas de etnias europeias ainda carregam no DNA cerca de 3% de ancestralidade neandertal."

   Nas nossas próximas aulas, estudaremos sobre os primeiros grupos humanos e veremos que, atualmente, há apenas uma espécie de ser humano habitando o planeta: a nossa - Homo sapiens. Mas já houve outras, algumas que até podem ter convivido entre si (inclusive com a nossa), porém todas já extintas (exceto a nossa, claro). Além do Homo sapiens, existiram outros hominídeos (primatas semelhantes ao ser humano). O primeiro hominídeo bípede conhecido é o Australopithecus (surgiu há cerca de 5,5 milhões de anos). Depois deles surgiram hominídeos do gênero Homo, isto é, com capacidade para fabricar utensílios e  articular uma linguagem e se comunicar. Podemos dizer, então, que com essas espécies começa a História: Homo habilis (há cerca de 2,4 milhões de anos), Homo erectus (há cerca de 1,6 milhão de anos), Homo neanderthalensis -ou Homo sapiens neanderthalensis...-  (há cerca de 200 mil anos) e Homo sapiens -ou Homo sapiens sapiens...- (há cerca de 120 mil anos). É importante reforçar, contudo, que não há prova de evolução direta entre essas espécies. Portanto, uma espécie de Homo não gerou a outra, mas, ao contrário, há evidências de que diferentes espécies de Homo existiram na mesma época, como já disse acima.         
   Para alguns cientistas, o Homo sapiens (a nossa espécie) teria contribuído para a extinção do Homo neanderthalensis. E essa espécie foi a que serviu de tema para a matéria da Folha de São Paulo de ontem presente no título dessa postagem: "Cientista que sequenciou genoma neandertal conta como descoberta abalou a antropologia".  A matéria é de Rafael Garcia e trata do novo livro do geneticista sueco Svante Pääbo sobre a importância das pesquisas que têm como base a análise do DNA. 
   

Abaixo, seguem algumas das principais realizações desse cientista, assim como outras informações acadêmicas a seu respeito.

Folha de São Paulo: 07 de março de 2014 (versão digital)


E, para ler a matéria completa, basta clicar AQUI.
  
BOA LEITURA!


20 comentários:

  1. Muito interessante a matéria Professora, gostei muito!

    ResponderExcluir
  2. Bom que gostou, Sofia! As próximas aulas também estarão bem legais! Você vai ver...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Professora você não flaou sobre os Australopithecus

    ResponderExcluir
  4. Isso é muito maneiro, estou curiosa para saber o resto! Eu Gostei muito!

    ResponderExcluir
  5. gostei da matéria prof bem legal
    saber sobre nossa origem

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante dessa matéria, e tiveram partes que eu achei tão interessante para estudo que eu até copiei no caderno.

    Maria Luisa - Turma 604

    ResponderExcluir
  7. Achei muito interessante a matéria, professora! Cada item que a senhora comentou na sala de aula, percebi que estava ali! Acho muito legal sabermos um pouco mais de nosso longo passado!

    ResponderExcluir
  8. Achei muito interessante, professora! Cada item que você disse na sala de aula, foi explicado, até como mais detalhes nesta postagem! Acho muito legal estudarmos um pouco mais sobre nosso distante passado! Parabéns, pela postagem! 😉😉😊☺️

    ResponderExcluir
  9. Achei muito interessante, professora! Cada item que você disse na sala de aula, foi explicado, até como mais detalhes nesta postagem! Acho muito legal estudarmos um pouco mais sobre nosso distante passado! Parabéns, pela postagem!

    ResponderExcluir
  10. Muito legal,espero que as aulas continuem assim!!

    ass: Vinícius

    ResponderExcluir
  11. Legal Professora

    ass:Igor Lewer

    ResponderExcluir
  12. Muito maneiro esse assunto, gostei da matéria professora, Luiz Fernando.

    Turma:604

    ResponderExcluir
  13. Luiz, Igor, Vinícius, "Tudo Misturado e Junto", Maria Luisa, Mariana e Beatriz:

    Fico muito feliz que tenham gostado da aula de ontem! E a de amanhã também será especial... Ah, e o melhor ainda está por vir! Ontem foi apenas uma introduçãozinha...

    E, Glauber, os Australopithecus ainda serão falados... Aguarde...

    Beijos para TODOS!

    ResponderExcluir
  14. Muito legal professora essa matéria,nossa origem.

    ass:Lucas Silva
    Turma:606

    ResponderExcluir
  15. Adorei!!!Muito bom!!
    Beijos
    Rafaela
    T:606

    ResponderExcluir
  16. Muito legal essa matéria

    Matheus Batista T.604

    ResponderExcluir
  17. vi a postagem
    e achei mt interessante
    com a época de grandes tecnologias
    com certeza muitas coisas serão descobertas
    Gauer T:603

    ResponderExcluir
  18. Bom que gostaram, Rafaela e meninos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Mt boa a matéria,Esse Blog Vai Longe.

    Guilherme 606

    ResponderExcluir