1. Introdução à História
Análise
de diferentes documentos históricos – escritos e não escritos
Os
poderes do rei antigo – o rei como personificação do Estado
A
servidão coletiva
A
teocracia
O
politeísmo
A
escravidão
O
significado do trabalho
A
crença na vida após a morte – influências na vida antes da morte
A
servidão coletiva
A
teocracia – influências da mitologia
O
politeísmo
A
escravidão
4. Hebreus
O
monoteísmo
O
pacto feito com Deus
A
fé como fator de união
5. Grécia
As
cidades-Estado ou polis
A
língua e a religião como fatores de união
Atenas:
Os
cidadãos e os não cidadãos
A
educação – a preparação do cidadão para a política
A
economia – a importância dos escravos e metecos
Esparta
Os
hilotas
Os patrícios e os plebeus
As
conquistas da República Romana (a expansão territorial): quem ganhou e quem
perdeu
A mão de
obra escrava
A política
do “pão e circo”
As disputas entre os generais
A inauguração do Império – os
poderes de Augusto (e os meios utilizados para se manter no poder por tanto
tempo)
A Pax
Romana (séculos I e II) – a
posterior falta de mão de obra escrava (a partir do século III)
As crises do
século III
As invasões
bárbaras
Como e por onde estudar?
Mesopotâmia e Egito: estude pelas avaliações do 2º trimestre e
pela revisão no caderno (feita antes da prova do 2º trimestre);
Hebreus, Grécia e Roma: estude pelas respectivas apostilas,
pelas anotações no caderno e o último ponto (Roma) também pelos
módulos do livro indicados na apostila.
DICA: Onde houver * (cada asterisco é um link para uma postagem sobre o assunto), você pode estudar também pelo aqui pelo blog!
BOM ESTUDO E BOA PROVA!
Ótimo
ResponderExcluirPerfeito
Amei!!!!!
Claro que vou estudar por aqui como sempre!!!!!^-^
E, como sempre, se dará muito bem! ;)
ResponderExcluirÉ uma menina esperta, Natalia!
Bom estudo e boa prova!
Beijos!
Valeu Professora... Me ajudou muito ....Obrigado !!!! Valter - 603
ResponderExcluirisso vai me ajudar muito ,obrigado
ResponderExcluirProfessora :)
Horlan- 603