segunda-feira, 25 de abril de 2016

Roteiro de estudo para a prova do dia 10 de maio

Calvin & Hobbes - Bill Watterson


Estou certa de que nenhum de vocês – a essa altura do ano – pensa que a Idade Média se resume a um monte de historinhas açucaradas de valentes cavaleiros e lindas donzelas que nem o Calvin aguenta mais...


Bom, caso reste alguma dúvida, aí vai tudo o que a gente estudou sobre esse período e que será avaliado na primeira certificação: 


As transformações no Ocidente europeu durante a Idade Média – a formação e a crise do feudalismo:

·        A Alta Idade Média

ü A política
Os laços de suserania e vassalagem
– A descentralização do poder político: o poder dos senhores feudais e o enfraquecimento do poder político do rei  
A atuação da Igreja Católica

ü A sociedade
A ruralização da sociedade
A posse da terra e a posição social dos indivíduos
A sociedade estamental: as três ordens e suas respectivas funções na sociedade
– A servidão feudal: as obrigações impostas aos camponeses (a corveia, a talha e as banalidades)
– As relações entre os nobres: suserania e vassalagem
– A atuação do clero na manutenção das desigualdades sociais
. e mais: a sua importância na preservação dos documentos da Antiguidade Clássica

ü A economia
A economia baseada na agricultura (com a utilização de técnicas e ferramentas rudimentares, com baixo aproveitamento do solo e pequena produtividade), autossuficiente e voltada para o próprio feudo.
ü A mentalidade
A mentalidade orientada por valores religiosos e guerreiros e a aceitação das desigualdades sociais e de todos os acontecimentos como vontade divina.
– destaque para a importância da Igreja na formação do pensamento medieval

·        A Baixa Idade Média
§  A fase de expansão
ü O aumento da produção agrícola em decorrência da expansão das áreas de cultivo (florestas derrubadas; pântanos e lagos drenados; diques construídos para barrar o avanço do mar) e do desenvolvimento de ferramentas de trabalho e de novas técnicas agrícolas (arado com rodas e lâmina de ferro – a charrua –, coleira acolcholada – e ainda o uso de cavalos –, moinhos de água e de vento, rotação trienal de culturas, por exemplo).

ü O aumento populacional, o avanço do islamismo e as Cruzadas
ü O aumento populacional e o crescimento das cidades  
ü O revigoramento do comércio e o surgimento da burguesia

§  A fase de crise
ü Queda na produção agrícola e fome
ü A peste negra
ü Conflitos bélicos internos
– A Guerra dos Cem anos


ESTUDE PELO LIVRO (CAPÍTULOS 2 e 7), PELAS FOLHAS (TEXTOS 1, 2 e 3) E PELO CADERNO.


Bom estudo!

E boa prova!


7 comentários:

  1. Obrigada, professora!
    Juliana 704

    ResponderExcluir
  2. Obrigada professora, esse roteiro detalhado ajuda bastante, ainda mais que você explica depois. Bjuu <3 :*
    Nati 703

    ResponderExcluir
  3. Professora obrigado pelo roteiro q ajuda bastante nas provas <3
    Paulo 704

    ResponderExcluir
  4. É um prazer ajudá-l@s, Nati e Paulo!

    Beijos e bom estudo, querides!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Sou mãe de um aluno novo do 7ano Engenho Novo que não conseguiu acesso a essas folhas (1,2 e 3) da orientação de estudos.
    Poderia enviar para o email lsantana76crf@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sra. Ana,

    Conforme nos falamos pela fanpage do blog, o material já foi enviado.

    Um abraço!

    ResponderExcluir