Quiz - Absolutismo
Como vão seus conhecimentos sobre esse assunto???
Assinale a ÚNICA resposta correta.
1 / 10
- (Adaptada de UEFS BA/2011)
O Absolutismo, que se instalou na maior parte da Europa Ocidental, em geral, a partir do século XVI, construiu-se sobre uma base social caracterizada pela...- supremacia da autoridade da Igreja sobre as populações dos reinos europeus ocidentais.
- divisão da soberania do Estado entre o rei, a Igreja e a nobreza feudal.
- aceitação da liberdade religiosa dos cidadãos, mesmo em desacordo com a religião do rei.
- desigualdade dos diferentes grupos sociais perante a lei.
- (Adaptado de UFU MG/2011)
"O príncipe não precisa ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso, bastando que aparente possuir tais qualidades. [...] Um príncipe não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo frequentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião [...]. O príncipe não deve se desviar do bem, se possível, mas deve estar pronto a fazer o mal, se necessário."
MAQUIAVEL, N. "O Príncipe". São Paulo: Nova Cultural, 1986.
Sobre o pensamento político de Maquiavel e o contexto histórico em que se insere, assinale a alternativa correta.- Os princípios da representação popular e dos ideais democráticos eram amplamente defendidos.
- Os reis precisavam de autonomia e não poderiam estar submetidos a nenhuma instituição para alcançar a plenitude política.
- A política estava desvinculada dos princípios cristãos, mantendo-se a legitimidade dos reis pelos princípios da representatividade.
- A ação violenta por parte dos governantes contra os seus súditos era censurada.
- (Adaptada de UFT TO/2012)
Os Estados Nacionais -- como Portugal, Espanha, Inglaterra e França -- foram se constituindo gradativamente entre os séculos XII e XVI e envolveram interesses diferenciados da nobreza e da burguesia em formação.
No que se refere aos interesses da burguesia é correto afirmar que...- o dinheiro acumulado pela burguesia impediu a consolidação dos Estados Nacionais, em razão dos compromissos políticos entre as monarquias e a nobreza.
- as monarquias buscaram a unificação das leis, da moeda e do território, medidas importantes na produção e comercialização dos produtos.
- as monarquias se desobrigaram de buscar a unidade monetária, diminuindo em muito a possibilidade do comércio entre as nações.
- as monarquias romperam com a nobreza, passando a adotar os princípios básicos do capitalismo nascente, o que facilitou a consolidação da burguesia.
- (Adaptada de UESPI/2003)
Os enunciados abaixo elencados correspondem às definições e ideias mais correntes formuladas sobre o Estado Moderno Absolutista, EXCETO um deles. Assinale-o.- Estado despótico (arbitrário, absoluto) baseado numa espécie de aliança ou pacto entre o rei e a burguesia.
- Estado de base servil escravista que rompe o pacto Igreja X Estado característico da era medieval.
- É sob o Estado Moderno Absolutista que prospera o que se chama de Cultura Renascentista europeia.
- Os Estados Modernos, característicos da Europa Ocidental entre os séculos XV e XVII, tinham no Absolutismo e no Mercantilismo elementos interdependentes que, juntos, visavam garantir o seu fortalecimento político.
- (Adaptada de UFOP MG/1994)
Assinale a alternativa que define com maior exatidão a Teoria do Direito Divino dos reis.- Princípio de legitimidade de um governo, baseado na obrigatoriedade de o povo obedecer ao governante que foi eleito pela parcela cristã da população.
- Fundamento de governo das Monarquias Absolutas, cuja base principal se assentava na premissa de que o líder espiritual da religião cristã deveria ser o monarca.
- Ideia de sacralização do poder régio, promovido pela alta cúpula da Igreja Católica, que estava querendo a supremacia do poder do Papa sobre todas as monarquias do período.
- Ideia de legitimidade de um governo baseada no princípio da transmissão divina do direito de comandar um povo, que deve prestar obediência ao governante assim coroado.
- (Adaptada de FM Petrópolis RJ/2013)
Na Idade Média, a autoridade do rei existia, mas era relativamente fraca, pois o poder era exercido, efetivamente, pelos senhores feudais. Com a crise do Feudalismo, o poder central vê sua importância e força aumentarem. Aos poucos, os senhores foram se enfraquecendo com a perda de terras e servos. Nesse contexto, uma nova política se fortalece, tendo como característica básica a Monarquia de Direito Divino. Essa nova política correspondeu ao surgimento do Estado...- Neoliberal.
- Constitucionalista.
- Democrático.
- Absolutista.
- (Adaptada de Mackenzie SP/2013)
“O Estado sou eu”, frase atribuída ao rei francês Luís XIV, traduzia o grau de centralização de poderes típica dos Estados Absolutistas europeus. Tal forma de organização política destacava a figura do monarca como o centro de todos os poderes.
Lembre-se do famoso quadro de Luís XIV, que inclusive ilustra a página inicial dessas atividades e no qual aparecem vários símbolos do seu poder absoluto (cetro, mão do rei, coroa, manto, espada...), e assinale a alternativa correta que expressa o papel da Monarquia Absolutista.- as monarquias romperam com a nobreza, passando a adotar os princípios básicos do capitalismo nascente, o que facilitou a consolidação da burguesia.
- O regente, ao aparecer publicamente com trajes suntuosos, exprimia a união entre o poder temporal e o espiritual, apoiado publicamente pelo Papa em cada aparição pública.
- as monarquias buscaram a unificação das leis, da moeda e do território, medidas importantes na produção e comercialização dos produtos.
- o dinheiro acumulado pela burguesia impediu a consolidação dos Estados Nacionais, em razão dos compromissos políticos entre as monarquias e a nobreza.
- (Adaptada de FGV/2010)
A denominada Sociedade do Antigo Regime, tipo de organização social peculiar à maior parte da Europa Ocidental na Idade Moderna, teve como característica jurídica principal...- a tolerância religiosa e a elaboração de leis que estabeleceram monarquias laicas que coibiram perseguições religiosas e políticas.
- a tributação exclusiva das camadas mais pobres, formadas por artesãos, servos e pequenos proprietários.
- o princípio da desigualdade, com o estabelecimento de direitos e privilégios de acordo com a posição social de seus membros, definida por nascimento.
- a Monarquia Absolutista, consolidada com base no poder econômico da alta burguesia, a adoção do parlamentarismo constitucional e a implementação dos direitos fundamentais do cidadão.
- (Adaptada de UNESP SP/2009)
"[...] O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Os reis são deuses e participam de alguma maneira da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto; deve-se acreditar que ele vê melhor e deve-se obedecê-lo sem murmurar, pois o murmúrio é uma disposição para a sedição [revolta, motim]."
Jacques-Bénigne Bossuet (1627-1704), “Política tirada da Sagrada Escritura”, apud Gustavo de Freitas, “900 textos e documentos de História”.
Com base no texto, assinale a alternativa correta.- Os princípios de Bossuet defendem a soberania dos homens diante da autoridade divina dos reis.
- O autor critica o Absolutismo do rei e enfatiza o limite da sua autoridade em relação aos homens.
- O autor reconhece o direito humano de revolta contra o soberano que não se mostre digno de sua função.
- Para Bossuet, o poder real tem legitimidade divina e não admite nenhum tipo de oposição dos homens.
- (Adaptada de Mackenzie SP/2005)
Considere as afirmativas abaixo.
I) O Absolutismo caracterizou-se como um tipo de regime político que, durante a transição do Feudalismo para o Capitalismo, preocupava-se com o desenvolvimento econômico do Estado, principalmente através do comércio.
II) Por considerá-lo prejudicial aos seus interesses, a nobreza feudal opôs-se ao Regime Absolutista. Ficou, por isso, restrita à posse das terras e dos títulos nobiliárquicos e privada de gozar de quaisquer privilégios.
III) Os monarcas absolutistas apoiavam seu poder supremo em direitos consagrados por meio de uma Constituição reconhecida pelo Papa.
Agora, assinale a opção verdadeira.- Todas as afirmativas são incorretas.
- Somente a afirmativa I é correta.
- Somente as afirmativas I e III são corretas.
- Somente as afirmativas I e II são corretas.
Obrigada
ResponderExcluir