sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Anatomia de uma Múmia

Anúbis, deus com cabeça de chacal protetor das múmias
Site da imagem: hist7alfandega.blogspot.com (10/09/10)
    Nas aulas desta semana, vimos que nas tumbas dos egípcios antigos ricos poderiam estar guardados objetos do dia-a-dia, bebida e comida, roupas, armas, mobília, além dos papiros funerários, hoje conhecidos como "Livro dos Mortos". Tudo isso nos revela muitas informações sobre como era a vida no Egito Antigo, sendo inestimáveis documentos desta época. Contudo, a maioria da população era sepultada em covas rasas cavadas no deserto.  

    No link http://www.discoverybrasil.com/momia/interativo/ você encontrará a reconstituição de uma tumba, com seus possíveis conteúdos originais. Como modelo, foi escolhida a de Menna - um oficial que viveu durante o reinado de Tutmés IV (1400 - 1390 a.C.) ou de seu sucessor, Amenhotep III -, localizada na margem ocidental do rio Nilo, em Luxor.

    Observe atentamente toda a variedade de itens que deveriam acompanhar este oficial, descrito como "Escriba dos Campos de Senhor das Duas Terras do Alto e Baixo Egito", em sua morte, ou, como acreditavam, em sua vida eterna.

   No final, você participará de um interativo que descreve o processo de embalsamamento.

    Vamos lá, aproveite!

3 comentários: