segunda-feira, 28 de março de 2011

O povoamento da América: um assunto polêmico

    Nas aulas desta semana, começaremos os estudos sobre o povoamento da América, um tema bastante controverso: ainda há muita discussão entre os cientistas sobre quando a América começou a ser povoada. Ainda não há um consenso sobre quando ocorreu o início do povoamento, pois  cada nova descoberta torna necessário recalcular essa data. E, volta e meia, novas descobertas são feitas...

    Há três dias, em 25 de março deste ano, foi publicada na Ciência Hoje (dos adultos) uma matéria a respeito - a partir do artigo publicado revista Science no mesmo dia:
       
Artefatos escavados comprovam que povoamento na América começou pelo menos 2,5 mil anos antes do que se pensava. Feitos de sílex, uma variedade do quartzo, são pequenos e apresentam formatos variados. (foto: Michael R. Waters)
   
    "Artefatos encontrados em sítio arqueológico no Texas (EUA) confirmam suspeitas recentes de que as Américas foram povoadas muito antes do que se pensava. Cerca de 2,5 mil anos separam o velho do novo “começo” da história do continente."
    
    Para ler a matéria completa: Ciência Hoje: Novo capítulo da pré-história americana

Site da imagem: Ciência Hoje

3 comentários:

  1. nen parecem artefatos parecem mais pedras.
    Raquel turma 604

    ResponderExcluir
  2. Ah, mas dá para ver que foram trabalhadas...

    ResponderExcluir
  3. Isso mostra que a qualquer momento as datas podem mudar e mudar tudo oque sabemos sobre a história.Um exemplo foi Luzia

    ResponderExcluir