Em 2010, primeiro ano de existência do blog, fiz uma postagem sobre a arquitetura religiosa e real na Mesopotâmia. Até hoje, essa é a postagem com mais acessos (são 2467 vizualizações até a presente data)! Como fez e ainda faz muito sucesso, abaixo segue o seu conteúdo com algumas adaptações.
Tanto há 3 anos quanto nas aulas passadas, vimos como e o quanto as imponentes construções mesopotâmicas refletiam o poder do Estado, da força militar e da autoridade religiosa.
Tanto há 3 anos quanto nas aulas passadas, vimos como e o quanto as imponentes construções mesopotâmicas refletiam o poder do Estado, da força militar e da autoridade religiosa.
Movida pela fé e pela coerção, e sob o regime de servidão coletiva, a maioria camponesa (população livre) era obrigada a trabalhar nestas grandes construções e obras públicas, além de entregar parte da sua produção ao palácio e aos templos.
Um exemplo de construção mesopotâmica grandiosa e imponente é o zigurate, torre onde ficava o templo religioso. Como a religião era politeísta e cada templo era dedicado a um único deus, havia vários zigurates nas cidades. Sua "construção é no formato de pirâmides feitas com tijolos de barro. Essas pirâmides representam o encontro do céu com a terra. É interessante notar que as escadas foram feitas de tal forma que fosse possível chegar fisicamente ao templo, localizado na parte mais alta." (EP - USP)
Quer saber mais e ver mais imagens de zigurates? Clique nos links abaixo, que integram o material de apoio da disciplina "Introdução à mecânica das estruturas", na parte referente à arquitetura da Mesopotâmia, ministrada aos alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Fonte: Newhouse, E. L., ed., The Builders,
The National Geographic Society, Washington, D.C., 1992.
Saiba ainda mais...
- Zigurate de Marduk ou Torre de Babel
Um trabalho muito bom , professora !! Beijos da sua aluna , Andressa , 602 ...
ResponderExcluirBeijos para você também, Andressa!
ResponderExcluirOi galera!!!
ResponderExcluirConforme dito por Andressa(minha amiga da minha ex-escola),é um trabalho muito bom e interessante!
O zigurate que mais gostei foi o de Ur,muito bonito e bem acabado.
Obrigada pela atenção e desejo um bom dia a todos.
Maile
O zigurate de Ur é mesmo muito imponente!
ResponderExcluirObrigada eu!
Beijos e boa tarde, Maile!