quarta-feira, 17 de julho de 2013

Os relevos de Khorsabad - com direito a fotos minhas!

   Nas nossas últimas aulas antes das férias (ou recesso...), vimos que os reis das cidades-Estado mesopotâmicas controlavam todas as atividades, fossem elas religiosaspolíticaseconômicas ou administrativasCuidavam também das leis, da justiça e dos assuntos militares. Enfim, o rei antigo era o Estado em pessoa, ou a personificação do Estado, pois detinha todos os poderes do Estado.

     A arquitetura mesopotâmica (como, por exemplo, a babilônica), imponente e grandiosa, refletia todo o poder do Estado, todo o poder do rei. Vários símbolos relacionados à bravura e à força física eram utilizados, tanto em pinturas quanto em esculturas, para que a figura real causasse impressão de autoridade, imponência e força. Além disso, sua altura era sempre superior a dos demais - exceto a dos deuses.
  
    Um dos documentos analisados durante as aulas foi a imagem, do século VIII a.C., de um enorme touro alado com cabeça humana (de 3,3m de altura!) que ficava à entrada do palácio do rei assírio Sargão II, em Dur Sharrukin, hoje Khorsabad, Iraque. Podemos vê-lo, de lado, na imagem abaixo. Observe os músculos definidos das pernas (ou patas?) e a barba espessa (e com os tais cachinhos).  O que você sentiria diante de tão imponente figura (lembre-se: ela tem mais de 3m)?




    Esse relevo e outros achados arqueológicos da Mesopotâmia encontram-se atualmente no Museu do Louvre, em Paris, no setor "Antiguidades Orientais - Pátio em Khorsabad". O site do museu nos permite ter uma visão de várias partes desta exposição. Quer tentar? É só clicar em Louvre - Antiguidades Orientais e, chegando lá, clicar em cada um dos links "autre vue" (outro ponto de vista).

    Ainda sobre estes relevos, aí vão algumas fotos de quanto estive bem pertinho deles, em março deste ano. Foi muita emoção! Coisas de professor de História... =P 


Essa é para você ver o quanto esses touros são grandiosos! Como você acha que um súdito de Sargão II (um camponês, por exemplo) se sentia diante deles?



Repare que os touros têm cinco patas, para que pudessem (ou possam) ser vistos, por completo, tanto de frente quanto de lado.



Aqui, mais detalhes do "rei dominador de leões" 

Imagens: arquivo pessoal


13 comentários:

  1. Muito interessante essa postagem , vai me ajudar muito na prova !:)

    ResponderExcluir
  2. 'Salut'!

    Professora,

    Consegui visitar o site do Museu do Louvre e,realmente,as imagens do touro alado são muito legais!

    Quanto as suas fotos,são muito bonitas!

    Até logo!

    Maile

    ResponderExcluir
  3. Salut!

    Que bom que gostou das imagens do site e das fotos! Merci...

    Bonjour, Maile!
    A bientôt!

    ResponderExcluir
  4. Legal, profª Alessandra.

    ResponderExcluir
  5. nossa que legal realmente as fotos são melhores do que as do livro.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo I,

    Hecarim é algum personagem de HQ?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Davi,

    Fico feliz que tenha gostado!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo II,

    Viu como estava certa? A foto do livro não faz jus à beleza dessas obras... E olha que sou amadora, hein?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. E de um jogo chamado League of Legends

    ResponderExcluir
  10. gostei muito professora....
    Thiago- 604

    ResponderExcluir
  11. Professora se eu me deparasse com uma dessas figuras eu acho que iria me sentir "um nada",iria ficar com medo talvez, puxa, 3 metros é muita coisa. Mas mesmo assim deve ser muito emocionante ver essas figuras de perto.-Deborah T:606

    ResponderExcluir