sexta-feira, 17 de julho de 2015

Os poderes do rei antigo e os relevos de Khorsabad

  Nas últimas aulas, vimos que os reis  das  cidades-Estado
   mesopotâmicas controlavam todas as atividadesfossem elas religosas
políticaseconômicas ou administrativasCuidavam também das leis, da justiça e dos assuntos militares. Enfim, rei antigo era o Estado em pessoa, ou a personificação do Estado, pois esse rei detinha todos os poderes que, hoje, somente o Estado -- enquanto instituição -- detém.

    Veremos que a arquitetura mesopotâmica (como, por exemplo, a babilônica), imponente e grandiosa, refletia todo o poder do Estado, todo o poder do rei. Vários símbolos relacionados à bravura e à força física eram utilizados, tanto em pinturas quanto em esculturas, para que a figura real causasse impressão de autoridade, imponência e força. Além disso, sua altura era sempre superior a dos demais - exceto a dos deuses.
  
    Um dos documentos que analisaremos amanhã será a imagem de um relevo, do século VIII a.C., de um enorme touro alado com cabeça humana (de 3,3m de altura!) que ficava à entrada do palácio do rei assírio Sargão II, em Dur Sharrukin, hoje Khorsabad, Iraque. Mas a imagem do livro não faz jus à sua grandiosidade e beleza...
 
    Mas podemos vê-lo, bem melhor, primeiramente de lado, na imagem abaixo. Observe os músculos definidos das pernas (ou seriam patas?) e a barba espessa (e cheia cachinhos!). O que você sentiria diante de tão imponente figura (lembre-se: ela tem mais de 3m)?




    Esse relevo e outros achados arqueológicos da Mesopotâmia encontram-se atualmente no Museu do Louvre, em Paris, no setor "Antiguidades Orientais - Pátio em Khorsabad". O site do museu nos permite ter uma visão de várias partes desta exposição. Quer tentar? É só clicar em Louvre - Antiguidades Orientais e, chegando lá, clicar em cada um dos links "autre vue" (outro ponto de vista).

    Ainda sobre estes relevos, aí vão mais algumas fotos de quanto estive bem pertinho deles, em 2013. Foi tão emocionante... Coisas de professor de História... =P 

Essa aí de cima é para você ver o quanto esses touros são grandiosos! Como você acha que um súdito de Sargão II (um camponês, por exemplo) se sentia diante deles?


Repare que os touros têm cinco patas, para que pudessem (e ainda possam) ser vistos, por completo, tanto de frente quanto de lado.


Aqui, detalhes do "rei dominador de leões"



E não era qualquer leãozinho, não...


E agora o relevo ao lado de uma passagem para que você faça uma ideia melhor do seu tamanho.


Imagens: arquivo pessoal

5 comentários:

  1. Professora... eu que já achava pessoas altas, se eu chegar perto daí fico anã! :O

    Beijos Julia Coli 606

    ResponderExcluir
  2. Os camponeses deviam se sentir muuito inferiores diante dessas grandes estátuas. Os reis gostavam mesmo é de exagerar quanto a própria figura ;)

    Amanda Beck T: 606

    ResponderExcluir
  3. Os touros de Khorsabad eram o contrário dos deuses do Egito: corpo de animal e cabeça de gente! Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir