quarta-feira, 19 de junho de 2019

Curiorisades sobre o ISLAMISMO

  



Acima, três vistas da Grande Mesquita de Meca 

Também chamada de Mesquita Sagrada (em árabeالمسجد الحرامtransl.: Al-Masjid al-ḤarāmIPA[ʔælˈmæsdʒɪd ælħɑˈrɑːm]) ou Mesquita Alharam, é considerada o maior centro de peregrinação do mundo. Localizada na cidade de Meca, na Arábia Saudita, é o lugar mais sagrado do Islamismo. 
Cerca de 1 bilhão de muçulmanos se voltam para ela cinco vezes ao dia para rezar, obedecendo aos preceitos do Alcorão.
(Adaptado de wikipedia.org)

Acima, a Caaba

A Caaba ou Kaaba (também conhecida como Ka'bah ou Kabah; em árabeالكعبة al-Kaʿbah IPA: [ʔælˈkæʕbɐ], "O Cubo"; ou como al-Kaʿbatu l-Mušarrafah: الكعبة المشرفة, "O Nobre Cubo"; ou al-Baytu l-ʿAtīq: البيت العتيق, "A Casa Primigênia"; ou al-Baytu l-Ḥarām: البيت الحرام, "A Casa Sagrada/Proibida") é uma construção em formato de cubo reverenciada pelos muçulmanos na mesquita sagrada de Grande Mesquita em Meca e é considerada pelos devotos do Islã como o lugar mais sagrado do mundo.
(Adaptado de wikipedia.org)

  Nas últimas aulas -- as primeiras do 2º trimestre --, tratamos do Islamismo, religião monoteísta surgida na Península Arábica no século VII do nosso calendário (o cristão) e uma das religiões com mais seguidores no mundo atualmente.

  Vale reforçar que monoteísmo é a crença em apenas UM deus -- para os monoteístas, Deus -- que, além de ÚNICO, é onipotente (tudo pode), onisciente (tudo sabe) e onipresente (está em todos os lugares). 

E como falamos de religião...
Como até hoje, por incrível que pareça, ainda há quem mate em nome da fé, também vale reforçar o quanto é importante RESPEITAR A RELIGIÃO DOS OUTROS (sim, isso vai além de  simplesmente tolerar)...  



  A logo [acima] é formada pelo intercambiamento dos três símbolos das religiões monoteístas que consideram Abraão como seu patriarca.
→ A letra "C" foi trocada pelo Crescente Islâmico [a lua], símbolo adotado em várias bandeiras de países em que há predominância de muçulmanos na população.
→ O símbolo judaico conhecido como "Estrela de Davi" foi inserido na logo na posição da letra "X". Segundo a tradição judaica, este símbolo era grafado no escudo do exército do reino de Israel desde os tempos do reinado de Davi.
→ A letra "T" foi permutada pelo símbolo maior do cristianismo, a Cruz onde cristo foi crucificado. Esta representa a expiação dos pecados da humanidade por meio do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário.
A união desses símbolos numa só palavra, "Coexista", sugere a idéia de convivência pacífica entre as religiões abraâmicas. Tal convivência pressupõe o respeito às crenças e aos preceitos das outras religiões sem o abandono ou sincretismo dos mesmos.

AGORA, AS CURIOSIDADES...

Muitas curiosidades surgiram durante as aulas, mas praticamente TODOS queriam mais informações sobre a Caaba e a Pedra Negra... 
"O que é a Caaba?"
"Por que os muçulmanos oram em direção à Cabba?"
"O que tem dentro da Caaba?"
"A Caaba é feita de quê???"
"Como é o chão da Caaba?"
(Sim, essa pergunta foi feita! E outras também...)

Assistindo ao vídeo abaixo, você terá respostas para essas e outras perguntas sobre... a CAABA!


AS PERGUNTAS ABAIXO SÃO LINKS.
CLICANDO NELAS, VOCÊ ENCONTRARÁ SUAS RESPOSTAS.






MAIS IMAGENS DA CAABA...
(Todas retiradas do Pinterest)




  





E DA PEDRA NEGRA
A Pedra Negra da Caaba é provavelmente a rocha (ou fragmentos de rocha) mais sagrada do mundo e continua a ser a peça central da sagrada peregrinação islâmica.


3 comentários:

  1. viscose é uma fibra artificial feita a partir de cavacos de madeira e de árvores de rápido crescimento que possuem pouca resina. seu amplo emprego ocasiona vários impactos, que muitas vezes por ocorrerem longe de nós, acabamos não tendo conhecimento. para cada quilo de viscose produzida são utilizados 640 litros de água! – e grande parte do material é descartada durante o processo (cerca de 70%).

    ResponderExcluir