Na imagem tem-se a representação da sociedade francesa dos Três Estados; sendo o Terceiro Estado representado pelo homem que carrega os outros dois (o clero e a nobreza) e ainda apoiar-se em uma enxada. Já o Segundo Estado está representado pelo homem de chapéu, por conta de estar vestido como um nobre e carregar consigo uma espada, e, por último, o Primeiro Estado representado pelo homem de azul, pois está usando trajes de um sacerdote.
Fonte: wikistoriaenciclopedia
ROTEIRO DE ESTUDO PARA A PROVA DO DIA 28 DE MARÇO - Turma 803
– O Antigo Regime e a monarquia
absolutista
· Os
monarcas absolutistas e Teoria do Direito
Divino
· A sociedade
dividida em ordens – ou estados: Primeiro Estado → o
clero
Segundo
Estado → a nobreza
Terceiro
Estado → pessoas “comuns”: a
burguesia e o restante do povo
- os
grupos privilegiados e os não privilegiados;
- uma
sociedade marcada por uma grande diferenciação social.
– O Iluminismo
· Os
questionamentos dos filósofos
iluministas: o poder real, os privilégios da nobreza e do clero, os abusos
em nome da religião, a economia, a educação, a escravidão, o colonialismo –
tudo era submetido à análise da razão
· A busca pela difusão de suas ideias por
meio de livros, jornais, cartas lidos e discutidos em salões, cafés, banquetes,
praças e demais locais públicos: enfim, a meta era a difusão de suas discussões.
· O liberalismo
– tanto em relação ao indivíduo
quanto ao Estado: liberalismo X
absolutismo; liberalismo X mercantilismo
· As
críticas à sociedade estamental – a defesa
das ideias de razão, igualdade, liberdade de expressão, tolerâcia religiosa (ou
melhor, respeito
à religião alheia), de propriedade e o interesse por questões sociais...
– Os filósofos iluministas
· Em
uma época marcada pela violência, perseguições e desigualdades sociais, a busca
pela liberdade de pensamento: a crítica
aos privilégios, à falta de direitos da maioria da população → ideias
que são (ou deveriam ser...) os alicerces para o mundo atual
· O
conceito de verdade sob o ponto de
vista iluminista – algo que depende da pesquisa, da experimentação e sempre
deve deixar espaço para a dúvida
· Adam Smith e suas ideias de Liberalismo Econômico –
destaque para a obra “A Riqueza das
Nações”
· Montesquieu
e a Teoria dos Três Poderes
· A fisiocracia
e a economia das nações
Estudar pelos textos 2, 3 e 4, pelos exercícios e,
principalmente, pelas anotações no caderno.
BOM ESTUDO e...
BOA PROVA!
Obrigada professora <3
ResponderExcluirOra... por nada!
ResponderExcluirEspero que tenha ajudado.
Beijos!
ResponderExcluirPrezados,
Compartilhamos a 4ª edição do programa Saber em Movimento (Proex/UFF):
https://www.youtube.com/watch?v=tUfT-LITbKM
Abaixo, release da atração.
Gravada no belíssimo prédio histórico do Real Gabinete Português de Leitura (RGPL), a 4ª edição do programa Saber em Movimento intitula-se "A imigração portuguesa: influências e desdobramentos na cultura do Brasil", tendo como entrevistados a Prof.ª Dr.ª Gilda Santos (UFRJ/RGPL) e o Prof. Dr. Eduardo Cruz (UERJ).
O conteúdo
A conversa analisa a maciça imigração lusa para o Brasil ao longo de vários séculos e seus impactos demográficos e culturais na formação do país sul-americano, a abordar, ainda, diversos personagens, como Pedro II, Machado de Assis e Eça de Queiróz, que fizeram parte dessa história, que é tanto portuguesa, quanto brasileira. Da formação do Rio colonial à Revolução dos Cravos, está no ar a nova edição do Saber em Movimento.
A tecnologia 360°
A Universidade Federal Fluminense, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, deu início a uma nova tecnologia de gravação, que consiste em dar ao espectador uma experiência realista, permitindo a visualização de todos os ângulos da filmagem e do cenário do programa. A tecnologia pode ser acessada por computadores, smartphones ou tabletes, bastando ao usuário escolher o ângulo que deseja e movimentar o aparelho ou arrastar o mouse para visualizar todo o espaço captado pela filmagem, resultando, assim, em uma maior interatividade com o expectador.
No mais, fica o convite para inscrever-se no canal do Saber em Movimento no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCtNECela-gUhLbJN-IXmPNQ