segunda-feira, 20 de maio de 2019

Finalizando a correção dos exercícios I


Correção dos exercícios
Texto 4
·    1ª parte

DOC 1) O castelo medieval
· Sua arquitetura causa a impressão de uma fortaleza. Porque é bastante evidente a preocupação com a defesa do lugar em caso de ataques externos – que poderiam durar meses e meses.
·   Os elementos arquitetônicos que tinham a função de defesa são: a muralha, o fosso, a ponte elevadiça, as grades de ferro, as ameias, o caminho de rondar, a torre principal (onde o senhor e sua família se refugiavam e onde poderiam ser armazenados alimentos e água) e as seteiras.
·   O fosso. / O restante do feudo (a floresta e as demais terras senhoriais, os jardins, as terras cultiváveis, as moradias dos servos, os bosques, o moinho, o forno, a igreja e o cemitério) – como podem ser vistos no verso da folha (DOC 1 O feudo).

DOC 2) A cerimônia de armar o cavaleiro
·  Os ideais da cavalaria medieval são a honra, a lealdade, o valor à palavra dada, a defesa do feudo e do reino e da Igreja.
·   A cena da cerimônia se passa em uma igreja.
· A escolha se deve ao fato de ser um local sagrado e à importância da Igreja, enquanto instituição, no período medieval.

DOC 3) A diversão dos cavaleiros
·   Os cavaleiros estão vestidos com cota de malha, armaduras e elmo, além de armados com lanças, espadas e escudo.
·      Para ser cavaleiro, não era obrigatório ter um feudo, mas era obrigatório ser um nobre.
·   Os valores admirados eram só falar a verdade, não trair, proteger as mulheres, os fracos e oprimidos, perseguir malfeitores e “infiéis”.


ATIVIDADES

1) As guerras constantes, a violência e a insegurança da época tiveram forte influência nos seguintes aspectos da vida medieval: (ATENÇÃO!!!)
arquitetura: a construção de castelos
diversão da nobreza feudal: diversões que lembravam a guerra, como as caçadas (nos bosques e florestas), os torneios e até o jogo de xadrez (que surgira na Índia e foi introduzido na Europa, a partir do séculos VIII, pelos árabes – ou mouros, como veremos mais tarde – adquirindo, assim, elementos tipicamente medievais . As festas religiosas também eram comuns nos castelos.
educação dos meninos da nobreza feudal: desde cedo, esses meninos eram educados para ser um cavaleiro. Seu treinamento começava na infância, quando aprendiam a usar armas, a lutar e a montar a cavalo. Por volta dos 18 anos, recebiam sua espada de cavaleiro, consagrada por uma autoridade da Igreja, e juravam usá-la somente em causas nobres. Em seguida, recebiam do seu senhor as armas e a armadura.

2) Todos faziam parte da nobreza, ou seja, eram nobres.

3) A nobreza era uma camada social fechada porque seus integrantes tinham privilégios transmitidos por hereditariedade. Nascia-se nobre.

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