Correção dos exercícios
Texto 4
· 1ª parte
DOC 1) O castelo medieval
· Sua
arquitetura causa a impressão de uma fortaleza. Porque é bastante evidente a
preocupação com a defesa do lugar em caso de ataques externos – que poderiam
durar meses e meses.
· Os
elementos arquitetônicos que tinham a função de defesa são: a muralha, o fosso,
a ponte elevadiça, as grades de ferro, as ameias, o caminho de rondar, a torre
principal (onde o senhor e sua família se refugiavam e onde poderiam ser armazenados
alimentos e água) e as seteiras.
· O
fosso. / O restante do feudo (a floresta e as demais terras senhoriais, os
jardins, as terras cultiváveis, as moradias dos servos, os bosques, o moinho, o
forno, a igreja e o cemitério) – como podem ser vistos no verso da folha
(DOC 1 → O feudo).
DOC
2) A cerimônia de
armar o cavaleiro
· Os
ideais da cavalaria medieval são a honra, a lealdade, o valor à palavra dada, a
defesa do feudo e do reino e da Igreja.
· A
cena da cerimônia se passa em uma igreja.
· A
escolha se deve ao fato de ser um local sagrado e à importância da Igreja,
enquanto instituição, no período medieval.
DOC
3) A diversão dos
cavaleiros
· Os
cavaleiros estão vestidos com cota de malha, armaduras e elmo, além de armados
com lanças, espadas e escudo.
· Para
ser cavaleiro, não era obrigatório ter um feudo, mas era obrigatório ser um
nobre.
· Os
valores admirados eram só falar a verdade, não trair, proteger as mulheres, os
fracos e oprimidos, perseguir malfeitores e “infiéis”.
ATIVIDADES
1)
As
guerras constantes, a violência e a insegurança da época tiveram forte influência
nos seguintes aspectos da vida medieval: (ATENÇÃO!!!)
→ arquitetura: a construção
de castelos
→ diversão da nobreza feudal:
diversões que lembravam a guerra, como as caçadas (nos bosques e florestas), os
torneios
e até o jogo
de xadrez (que surgira na Índia e foi introduzido na Europa, a partir do séculos
VIII, pelos árabes – ou mouros, como veremos mais tarde – adquirindo, assim, elementos
tipicamente medievais . As festas religiosas também eram comuns nos castelos.
→ educação dos meninos da
nobreza feudal: desde cedo, esses meninos eram educados para ser um cavaleiro.
Seu treinamento começava na infância, quando aprendiam a usar armas, a lutar e
a montar a cavalo. Por volta dos 18 anos, recebiam sua espada de cavaleiro,
consagrada por uma autoridade da Igreja, e juravam usá-la somente em causas
nobres. Em seguida, recebiam do seu senhor as armas e a armadura.
2)
Todos
faziam parte da nobreza, ou seja, eram nobres.
3) A
nobreza era uma camada social fechada porque seus integrantes tinham
privilégios transmitidos por hereditariedade. Nascia-se nobre.
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