segunda-feira, 20 de maio de 2019

Finalizando a correção dos exercícios III

Correção dos exercícios
Texto 5

DOC 1) O destino humano na visão medieval (ATENÇÃO!!!)
·      Se cada um fizer a sua parte – os clérigos por todos rezar; os nobres por todos lutar; os camponeses por todos trabalhar – a sociedade, que é a “casa de Deus” na terra, estará perfeita.
·      A iluminura complementa o texto do bispo.
·      Sim, tanto a iluminura (século XII) quanto o texto (século X) são medievais.

DOC 2) Um feudo eclesiástico
·   Quem habitava esses mosteiros eram os monges e monjas, frades e freiras, anciãos, enfermos, pobres, viajantes.
·      Os senhores desses mosteiros eram os abades ou abadessas.
·    Esses mosteiros possuíam tantas instalações porque ali viviam clérigos que dedicavam a sua vida não só à oração, mas também ao estudo e ao trabalho em geral. Funcionavam como asilo, hospital e hospedaria.
·    A Igreja recebia doações de terras e riquezas de pessoas que buscavam a vida eterna, no céu  dos cristãos, sob a proteção de Deus e dos santos. Somados a essas doações, havia também o dízimo pago pelos fieis.


ATIVIDADES

1) A Igreja era a instituição mais poderosa da Idade Média: para as pessoas da época, a sociedade medieval era obra de Deus, cada grupo tinha a sua função (os que rezam, os que lutam e os que trabalham) para que o mundo funcionasse segundo a s(S)ua vontade. Politicamente, a Igreja estava acima dos reis. A Igreja forjava as mentalidades: sofrimentos e doenças eram resultado do pecado. Desigualdades sociais e todos os acontecimentos se davam segundo a vontade de Deus. (ATENÇÃO!!!)
  
2) O trabalho intelectual de  muitos clérigos foi responsável pela preservação das obras da Antiguidade Clássica. Monges copistas dedicaram a sua vida à reprodução dessas obras, manualmente.  (ATENÇÃO!!!)

3) Não podemos generalizar: muitos clérigos levavam a vida modestamente. Alguns até faziam voto de pobreza, em castidade e, até, sob voto de silêncio. Dedicavam a vida às orações, ao trabalho e ao estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário