segunda-feira, 20 de maio de 2019

Finalizando a correção dos exercícios II

Correção dos exercícios

Texto 4
·    2ª parte

DOC 1) O feudo
·    As três partes eram:
- as terras de uso exclusivo do senhor a “reserva senhorial”, no alto da figura, que engloba a fortaleza do castelo, a floresta senhorial, os jardins e as terras cultiváveis de uso exclusivo do senhor;
- os lotes “dos” servos suas moradias e terras cultiváveis de uso comum;
- os bosques na imagem, acima da moradia dos servos, à esquerda.
Os servos moravam em casebres, fora dos muros do castelo, e a família do senhor, dentro dos muros do castelo. Embora, em caso de ataque ao feudo, os servos poderiam refugiar-se no castelo (claro que não na torre principal...) e até ajudar na sua defesa.  
·   Os bosques eram onde coletava-se mel, cogumelos, frutas silvestres, enfim.
·   A casa dos servos eram feitas de madeira e adobe (bloco semelhante ao tijolo, preparado com argila – à qual, às vezes, adicionava-se palha), com teto de palha e chão de terra batida; os castelos eram feitos com grossas paredes de pedra (para maiores detalhes, assista ao vídeo “Vida Medieval” postado aqui no blog).
·      Resposta individual. Porém, vale a dica: O CASTELO

 DOC 2) O trabalho servil
·      O servo trabalhava para o senhor do feudo (além de trabalhar para garantir o seu sustento e o de sua família).
·      As obrigações do servo eram: (ATENÇÃO!!!)
entregar ao senhor do feudo uma parte do que produzia para o seu sustento e o de sua família (cereais, leite, lã, o mel e demais produtos que coletava e outras) – a essa obrigação dava-se o nome de talha (DICA: lembre de talhar, cortar, repartir...);
pagar em produtos para usar as instalações do feudo (celeiro, forno, moinho, ponte e outras) – a essa obrigação dava-se o nome de banalidades (DICA: lembre que, diante de toda a vida de sofrimento que o servo tinha – tão discutida nas aulas, tanto que chegamos até à conclusão de que ele “pagava para trabalhar” –, essa era a obrigação mais leve, mais banal...);
cuidar da terra de uso exclusivo do senhor durante certo número de dias por semana e fazer todo o serviço necessário no feudo e no castelo (construir e fazer reparos no próprio castelo, muralhas..., limpar chaminés e fossas [como os castelos não costumavam contar com rede de esgotos, eram buracos cavados diretamente no terreno onde eram depositados... ahm... o conteúdo dos penicos], construir pontes e estradas etc – essa obrigação dava-se o nome de corveia (DICA: para essa, não há dica, ou seja, o que não for “talha” ou “banalidades”, é “corveia”...).
·   As ferramentas agrícolas utilizadas pelos servos eram rudimentares (simples e antiquadas).
· A consequência da utilização de ferramentas agrícolas tão rudimentares era a baixa produtividade: as colheitas nem sempre eram boas, ou seja, a produção era, quase sempre, ruim tanto em quantidade como em qualidade.


ATIVIDADES
1) O servo não pode ser considerado um escravo porque não pertenciam ao senhor do feudo, ou seja, ele não era um bem, uma mercadoria: não podia ser comprado, nem vendido, nem alugado. (ATENÇÃO!!!)

2) A economia feudal era considerada autossuficiente porque era voltada para satisfazer as necessidades locais (não era produzido um excedente) e não para vender e obter lucro. (ATENÇÃO!!!)

3) O comércio, assim como o uso de moedas, praticamente desapareceram.

4) A sociedade feudal era estamental porque a posição social dos indivíduos era hereditária (se a pessoa nascesse nobre, morria nobre; se nascesse camponês, morria camponês), era uma sociedade rígida, na qual a ascenção social não ocorria. (ATENÇÃO!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário