sexta-feira, 20 de maio de 2011

Escrita e mais escrita...

    Se você quiser saber mais a respeito da invenção da escrita e ainda aprender a escrever o seu nome utilizando hieróglifos, na sua versão fonética, basta clicar aqui para ir até uma postagem de julho passado sobre estes assuntos. 
 

    "Muitos sistemas de escrita - antigos e contemporâneos - não são alfabéticos, ou seja, os símbolos não representam um som (fonema). Alguns representam a palavra (sistemas ideográficos e logográficos), a sílaba (silabários), ou combinam símbolos para sons e palavras (mistos).

     Querendo saber sobre a escrita egípcia antiga, a chinesa , a asteca (nahuatl, imagem acima, à esquerda) e os sistemas japonês e bhrami, clique aqui. 



    Falando em escrita egípcia antiga, que tal conhecer o decifrador dos hieróglifos, Jean-François Champollion?
  
    E essa pedra ao lado, o que tem a ver com o assunto? 
     
    Para saber a resposta, é só clicar aqui.
 
Pedra de Roseta (Museu Britânico)



 
    Agora, querendo aprender sobre os alfabetos fenício, hebraico, árabe, grego e latino (O nosso!), você já sabe, clique aqui.

    

Site das imagens acima: invivo - FIOCRUZ


    E, finalmente, fechando esta postagem, para saber mais sobre a nossa língua, vale a pena conhecer o site do Museu da Língua Portuguesa - Estação da Luz, cujo acervo é o nosso idioma... Ué, mas como será isso? Clique no link para descobrir!



 

4 comentários:

  1. Post muito interessante!
    Mas meu nome fica estranho sem as vogais...



    -Carlos Eduardo (602)

    ResponderExcluir
  2. Professora Alessandra,
    Adorei escrever meu nome em hieróglifos,meu nome ficou bem legal!Os links são divertidos,e interessantes(o que torna a matéria mais fácil de ser estudada).
    Abraços,
    Ana Angélica T:603

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante !
    O meu nome ficou legal,só faltou a letra V.
    Beijos
    Diovana Turma:602

    ResponderExcluir
  4. Professora eu simplesmente amei . Quando minhas amigas vierem aqui vou fazer questão de que elas vejam para poderem também gostar vou ver se copio para levar na nossa prosima aula . um abraço sua aluna carolinna victória da turma 601

    ResponderExcluir