quinta-feira, 26 de maio de 2011

Os relevos de Khorsabad

    Nas aulas desta semana, vimos que os reis das cidades-Estado mesopotâmicas controlavam todas as atividades, fossem elas religiosas, políticas, econômicas ou administrativas. Cuidavam também das leis, da justiça e dos assuntos militares. Enfim, o rei antigo era o Estado em pessoa.
     A arquitetura mesopotâmica (como, por exemplo, a babilônica), imponente e grandiosa, refletia todo o poder do Estado, todo o poder do rei. Vários símbolos relacionados à bravura e à força física eram utilizados, tanto em pinturas quanto em esculturas, para que a figura real causasse impressão de autoridade, imponência e força. Além disso, sua altura era sempre superior a dos demais.
  
    Um dos documentos analisados durante as aulas foi a imagem, do século VIII a.C., de um enorme touro alado com cabeça humana (de 3,3m de altura!) que ficava à entrada do palácio do rei assírio Sargão II, Dur Sharrukin, hoje Khorsabad, Iraque. Podemos vê-lo, de lado, na imagem abaixo. Observe os músculos definidos das pernas (ou patas?) e a barba espessa (e com os tais cachinhos).  O que você sentiria diante de tão imponente figura - lembre-se: ela tem mais de 3m?


Site da imagem: orefugiodasletras.blogspot.com

    Esse relevo e outros achados arqueológicos da Mesopotâmia encontram-se atualmente no Museu do Louvre, em Paris, no setor "Antiguidades Orientais - Pátio em Khorsabad". O site deste museu nos permite ter uma visão panorâmica da exposição, bastando, para isso, arrastar o mouse na direção que quisermos ver. Quer tentar? É só clicar no link abaixo:

Panorâmica - Louvre: Antiguidades Orientais


    Ainda sobre estes relevos, encontrei no YouTube um vídeo sobre esta exposição onde podemos ter uma ideia mais exata da imponência destes touros alados, pois, como aparecem pessoas, temos a proporção exata do seu tamanho. O vídeo está na postagem abaixo.

7 comentários:

  1. Eles fizeram isso para constranger a pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Eu me sentiria muito inferior e ficaria constrangida.
    Raquel 604

    ResponderExcluir
  3. eu me sentiria menor do que eu já sou
    Carolina 605

    ResponderExcluir
  4. Eu me sentiria também muito inferior e constrangido


    Adeilson 602

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei, porque dá para ver de perto! Muuito legal hihi (:
    Beatriz da turma 603 .

    ResponderExcluir
  6. muito maneiro
    Lucca 604

    ResponderExcluir