quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Judaísmo: a religião monoteísta mais antiga

    "A Torá, ou a Bíblia hebraica, que é chamada pelos cristãos de Velho Testamento, reúne especialmente os cinco primeiros livros da Bíblia,[...] o chamado Pentateuco. Pelo menos uma cópia da Torá, em hebraico, é guardada em cada sinagoga em forma de pergaminho."
   
Site da imagem: ibpta@ibpta.com.br

    "O judaísmo é a mais antiga das quatro religiões monoteístas do mundo e a que tem o menor número de fiéis. Ao todo são cerca de 12 a 15 milhões de seguidores. Segundo analistas, se não houvesse o Holocausto - matança em massa de judeus, ocorrida entre as décadas de 30 e 40 no século XX -, o número de judeus seria de 25 a 35 milhões em todo o mundo. E muitos deles viveriam na Europa."

    "Os judeus vivem sob um pacto com Deus, segundo eles, não para benefício próprio, mas para o benefício de todo o mundo. O grande estudioso do judaísmo Hillel (que viveu entre 70 a.C e 10d.C) resumiu assim o significado da religião: 'Não faça a seu próximo aquilo que não gostaria que fosse feito a você. Esse é o centro da lei judaica, o resto são meras observações'."

    "O judaísmo é uma religião da família. Os judeus se consideram parte de uma comunidade global com laços estreitos com outros judeus. Grande parte da fé judaica é baseada nos ensinamentos recebidos no lar e nas atividades em família."

 Para ler a matéria completa, é só clicar AQUI .

Fonte: noticias.terra.com.br



12 comentários:

  1. Muito interessante... Não só o holocausto, como também a inquisição.
    Bjs, feliz dia dos professores!!!

    Carolina (602)

    ResponderExcluir
  2. Oi, professora! Esse é um site quer fala mais sobre os sefaraditas. Tem como traduzir para português.
    http://www.sephardim.com/

    Bjs, Carol (602)

    ResponderExcluir
  3. Deve ser interessante, Carol! Acabei de saber, através de uma amiga, que a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa publicou um Dicionário dos sefarditas brasileiros. Deve ser, também, muito interesante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Carol,

    Caso queira saber mais sobre os sefarditas de Portugal, dê uma olhada neste site, da Cátedra de Estudos Sefarditas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que pesquisa as comunidades sefarditas de origem portuguesa:

    http://www.catedra-alberto-benveniste.org/apresentacao.asp

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Professora ,
    Eu estava lendo com a minha prima e ela gostou das postagens! Ela disse que como Hebreus vai cair na prova do colégio dela , ela vai estudar também pelo blog !

    ResponderExcluir
  6. Adorei a postagem, ainda mais sobre a definição de Deus para eles.
    Que é quase a mesma coisa que a senhora explicou nas suas aulas.
    Beijos,
    Isabelle Fernandes, 604

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz que o blog esteja sendo útil até para a sua prima, Ana!

    Beijos para vocês e para Isabelle também!

    ResponderExcluir
  8. adorei a postagem, semana passada vi uma família de judeus na rua me lembrei da aula, e deu vontade de ir falar com eles rs!!!!
    Beijos paula_604!

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante, é muito interessante ! E essa postagem é um reforço de toda a matéria que estamos estudando ! Isadora 604 !

    ResponderExcluir
  10. Como você sabe que eles eram judeus, Paula?
    Beijos para você também!

    ResponderExcluir
  11. Professora eu gostei mt dessa matéria,a minha mãe falou que esse blog é mt INTERESANTE e que a senhora faz mt bem,assim os alunos tem como aprender mais,de uma forma legal e ela tem razão entam eu e ela estamos de dando os parabens por você ter essa ideia e ensinar as crianças de uma maneira tão legal,e as sua explicaçõe na sala de aula tira muito as minha dúvidas.Obrigada por ser uma professora dedicada aos alunos,paciente e amorosa com nosco.Bjoksssssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!11

    ResponderExcluir